Vivências trazidas dos desafios de realizar um ano letivo em plena pandemia da COVID-19 trazem, em 2022, na rede pública estadual de ensino, a certeza de que as ferramentas implementadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) no Regime de Estudo Não Presencial vieram para ficar. Dados de 2021 apontam números expressivos de acessos às plataformas digitais que auxiliaram e guiaram os estudantes e são, hoje, considerados essenciais aliados às salas de aulas em regime presencial.

De acordo com a Resolução 4.708/2022, publicada no último sábado (29/1), elas poderão ser utilizadas como apoio pedagógico sempre que necessário ao longo de todo processo de ensino e aprendizagem na rede, inclusive nos casos de estudantes com afastamento por Covid ou outras doenças que precisam realizar atividades domiciliares. Apesar do uso destas ferramentas não ser obrigatório ao professor que esteja ministrando suas aulas presencialmente, elas seguem à disposição dos profissionais e estudantes.

O diretor da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores do Estado de Minas Gerais, Weynner Lopes Rodrigues, diz que essas ferramentas tecnológicas vieram para ficar. “Já era um movimento que vinha acontecendo no meio educacional, contudo, a pandemia fez com que esse processo fosse executado em um tempo recorde de dois anos e este é um caminho sem volta. São ferramentas que dão subsídio ao professor para tratar estratégias pedagógicas. Para o estudante é um complemento às aulas e ao conteúdo, mediando o processo de aprendizagem que pode, por muitas vezes, ficar defasado durante as quatro horas do ensino presencial. É como um reforço disponível em várias plataformas”, explica Weynner.

O aplicativo Conexão Escola estará disponível com quadro de avisos para comunicar todas as ações pedagógicas da rede aos estudantes e professores. Serão atualizados mais de cinco mil vídeos pedagógicos para upgrade e permanece disponível o Google Sala de Aula e a sala de aula online, por meio do Google Meet. Já as teleaulas do Se Liga na Educação, que seguirá na programação da Rede Minas, também poderão ser utilizadas como suporte aos estudantes que precisam manter a rotina de atividades escolares domiciliares.
O Plano de Estudo Tutorado (PET) também poderá ser utilizado, de forma direcionada pela equipe pedagógica da escola, para os estudantes impossibilitados de frequentar a escola, como compensação da ausência às aulas, com acompanhamento da escola, considerando seu estado de saúde.

Novidade no Se Liga na Educação

O Se Liga na Educação começará em fevereiro com uma novidade: serão trabalhados conteúdos pedagógicos preparatórios para o início do ano letivo de 2022, direcionado a estudantes e professores. As teleaulas inéditas retornam no dia 7 de fevereiro. O programa vai ao ar na Rede Minas, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

A primeira semana será o pontapé inicial para os professores e as duas semanas seguintes de fevereiro serão destinadas aos alunos. Para os docentes, haverá conteúdos didáticos sobre as ferramentas contemporâneas que eles podem utilizar para trabalhar em sala de aula. Serão abordados temas como Novo Ensino Médio, metodologia ativa, mundo digital e habilidades socioemocionais.

“As habilidades socioemocionais estão propostas no currículo como um todo, é uma diretriz. O que o currículo traz de novo é a formação integral do estudante, então, trabalhar essas habilidades juntamente com as cognitivas é muito importante. Isso é uma novidade para o professor”, explica a coordenadora do Se Liga na Educação, Cláudia Rodrigues Fernandes.

Nas duas semanas seguintes de fevereiro, os conteúdos serão para os alunos com temas sobre Escola, Vida e Trabalho, além de dicas de como se organizar para estudar e quais ferramentas eles terão disponíveis para o aprendizado. A partir de março começam as teleaulas já com o novo currículo no ano letivo.

Números de 2021

Os números comprovam a boa aceitação dessas plataformas. O aplicativo Conexão Escola 2.0 contou com mais de 1 milhão de downloads na Play Store. Já no site Estude em Casa foram 84.013.550 de acessos. O ano de 2021 ainda marcou a melhoria na qualidade das conexões e a estreia no Google Sala de Aula, que possibilitou ainda mais interação entre professores e alunos.

As teleaulas do Se Liga na Educação alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Foram 2.400 aulas exibidas no ano, com aproximadamente 800 horas/ano, considerando conteúdo inédito e reprises. Além disso, foram 720 blocos Tira-dúvidas ao longo do ano – momento em que os professores respondem ao vivo às perguntas enviadas pelos estudantes -, com 240 horas/ano.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br