O MEDIOTEC é um dos novos programas criados pelo Governo Federal e voltado diretamente para a área da educação. A intenção é fazer com que essa ação funcione como uma extensão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Para isso, o MEDIOTEC 2017 deverá dar uma formação técnica e profissional integrada aos ensinos básicos de ensino médio para alunos que estão nessa etapa.

As escolas da SRE Nova Era que receberão cursos técnicos através do programa são:

- E E Dr. José de Grisolia (Itabira) - Administração - grupo I

- E E Dr. José de Grisolia (Itabira) - Administração - grupo II

- E E Dr. José de Grisolia (Itabira) - Recursos Humanos

- E E Luiz Prisco de Braga (João Monlevade) - grupo I

- E E Luiz Prisco de Braga (João Monlevade) - grupo II

O objetivo do Governo Federal é que o programa ofereça um equivalente a 82 mil vagas por todo o Brasil – de acordo com o próprio ministro da Educação. O MEDIOTEC surge assim como uma estratégia para a aceleração de um projeto de mudanças que já está acontecendo e sendo ampliado. É através de uma formação integrada que surge uma tentativa de garantir que jovens estudantes do ensino médio tenham uma dupla certificação.

Pensado junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o MEDIOTEC ofertará um número grande de cursos técnicos gratuitos em todos os 26 Estados Federativos e no Distrito Federal. Essas vagas serão sempre voltadas para alunos matriculados de forma regular no ensino médio.

É importante destacar que todos os cursos MEDIOTEC MG 2017 oferecidos em determinada região surgem com base em um mapeamento que definiu quais são as formações técnicas deficientes naquele local. Isso faz com que os alunos se interessem mais, por exemplo, em fazer suas inscrições MEDIOTEC MG 2017.

Segundo calendário divulgado pelo Ministério da Educação, o período de inscrições para cursos MEDIOTEC deve acontecer entre os meses de junho e setembro de 2017-com o início das aulas marcado para o segundo semestre.