O Projeto “Construindo Memórias em tempos de Pandemia do Coronavírus” apresentado pelo CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares - Ferros/MG, no I Seminário Regional "Boas Práticas EJA" - Polo Vale do Aço - foi selecionado para participar do Seminário Estadual com o objetivo de compartilhar experiências e práticas exitosas das Escolas Estaduais e CESEC no ano de 2021.

O Projeto “Toda Memória tem uma História”, trabalhado em 2019, serviu de inspiração para o projeto “Construindo Memórias em tempos de Pandemia do Coronavírus” que teve como objetivo o registro do momento atípico provocado pela crise do Coronavírus. Servidores e estudantes foram incentivados pela PEUB a externarem seus sentimentos, suas experiências através de produção de textos, poesias, desenhos, vídeos, quizzes, etc.

O produto final do projeto, foi a publicação do livro de memórias “Contexto Escolar e Pandemia do Coronavírus - Desafios na luta pela Sobrevivência”, escrito pela PEUB Ana Maria Silva Melo, que tem o registro de mensagens de WhatsApp, relatos, depoimentos e atividades realizadas durante o REANP, dentre outros. O livro é o documento de uma época em que o sistema educacional, assim como tantos outros, teve de se reinventar. Demonstra como a pandemia da Covid-19 em 2020 tornou-se o divisor de águas e proporcionou a quebra de paradigmas ao acelerar a mudança nos processos educacionais.

O Projeto “Construindo Memórias em tempos de Pandemia do Coronavírus” será apresentado no Seminário Estadual "Boas Práticas EJA" que acontecerá no dia 16 de dezembro de 2021.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br