Pessoa com deficiência é aquela que, em razão de impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, enfrenta barreiras impostas pela própria sociedade que dificultam a participação de forma plena e efetiva e em condições de igualdade com os demais.

Porque o mês é conhecido como setembro verde?

A Campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

O mês de setembro foi escolhido devido ao fato de ser o mês em que se começa a primavera. E, a cor verde foi escolhida porque dia 21 de setembro, Dia Nacional e Estadual de Luta da Pessoa com Deficiência é, também, o Dia da Árvore no Brasil.

Verde significa esperança! E, para as pessoas com deficiência, a adoção do verde como cor da campanha, simboliza a esperança de alcançarmos a inclusão social e a luta contínua e ininterrupta para garantirmos sua implementação.

O que é a inclusão social?

Podemos dizer que a inclusão social é a capacidade de a sociedade entender, respeitar e atender todas as necessidades das pessoas, independentemente das diferenças que carregam.

No caso das pessoas com deficiência, a inclusão social possibilita oportunidades de acesso a partir da equidade, buscando a adaptação do meio para gerar a igualdade.

Em uma sociedade verdadeiramente integrada e inclusiva, como bem já frisou Paulo Freire, “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. ”

Na campanha do Setembro Verde 2021, a Sedese, por meio da Coordenadoria Estadual de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência lançou um quizz sobre "Símbolos de acessibilidade" que está disponível no Portal SER-DH.

Clique aqui e teste seus conhecimentos sobre os Símbolos de acessibilidade. Outros quizzes sobre a temática estão disponíveis na área de jogos do SER-DH. Basta acessar e testar seus conhecimentos sobre a temática.

Clique aqui e teste seus conhecimentos gerais sobre Pessoas com Deficiência.

Ah! E não deixe de escutar o mais recente episódio do Podcast Café com SER sobre o tema “Empregabilidade das pessoas com deficiência” que contou com a participação de Roberto Carlos Pinto, Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de Minas Gerais - CONPED/MG!

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br