Foto 1 - Materiais para práticas em laboratórios de Biologia e Física - EE Marques Afonso

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais está entregando às escolas de Ensino Médio em Tempo Integral materiais para práticas em laboratórios de Biologia e Física.

Em nossa SRE, as escolas Estaduais Mestre Zeca Amâncio, de Itabira, e Marques Afonso, de São Domingos do Prata, já foram contempladas com a entrega dos materiais.

A ideia de experimentação está presente na história da humanidade. Desde os primeiros homens até os nossos dias, tudo começa de um pensamento, de uma necessidade. Depois vêm as tentativas, os erros e os acertos até acontecer o fato concreto. A ciência tem evoluído a tal ponto que traz inúmeras facilidades à vida diária, tendo em vista que, em quase todos os campos da atividade humana, existe a participação efetiva da comunidade científica. É notório, portanto, que as conquistas realizadas contribuíram para a evolução do conhecimento humano e se estendem até a atualidade, ampliando as possibilidades de conquistas futuras.

O uso do laboratório, nas escolas realça que a teoria vai se ancorar na prática. O aprendizado teórico, aliado à prática, é imensurável. É o caminho que leva à descoberta e ao prazer de criar. A prática experimental deve levar o aluno à descoberta de maneira cada vez mais autônoma e por meios diversificados. Dessa forma, desenvolve-se um aprendizado crítico e consciente, em que o aluno cria suas próprias soluções para os problemas de sala de aula e da vida.

Por enquanto somente as primeiras 30 escolas a iniciar no modelo da Escola da Escolha receberão os laboratórios. Mas eles serão entregues a todas as escolas EMTI.

O material encaminhado pode ser trabalhado em qualquer lugar, sem a necessidade de um espaço físico permanente para as aulas. Junto ao material é encaminhado um armário para que os mesmos sejam armazenados. Já está em andamento a compra de materiais de Química e de Matemática por parte da SEE MG para envio as escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

Os novos ambientes vão dinamizar o processo de aprendizagem, auxiliar na realização de práticas experimentais e ainda adequar as aulas para o desenvolvimento integral dos estudantes, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das aulas práticas, os alunos terão, ainda, maior contato com o fazer científico, o que contribui com o interesse pela área ainda na educação básica.

Abaixo, seguem fotos de alguns dos materiais de laboratório recebidos pelas Escolas Estaduais Mestre Zeca Amâncio e Marques Afonso.

Foto 2 - Conferência de materiais - EMMZA    Foto 3 - Conferência de materiais - EEMZA

Foto 4 - Materiais de Física recebidos pelas escolas     Foto 5 - Materiais de Física recebidos pelas escolas

Foto 6 - Materiais de biologia recebidos pelas escolas    Foto 7 - Materiais de Física recebidos pelas escolas

Foto 8 - Materiais de Física recebidos pelas escolas    Foto 9 - Armário recebido para guarda dos materiais