Com o fim do recesso escolar, as escolas da rede estadual de ensino iniciam, hoje, terça-feira (3/8), o segundo semestre letivo. A retomada é marcada pela ampliação das atividades escolares híbridas para um maior número de estudantes, agora, além dos municípios de Rio Piracicaba e Passabém, iniciam as atividades presenciais, Ferros, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto. No dia 16/08, teremos também São Gonçalo do Rio Abaixo.

Todas as unidades de ensino que retomam as atividades presenciais estão localizadas em municípios em que as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

A retomada presencial tem sido feita observando criteriosamente todos os protocolos sanitários, garantindo a segurança. A Direção das Escolas e equipes da SRE Nova Era estão atentas, cuidando de cada detalhe para acolher a comunidade escolar. Assim, está sendo possível avançar e incluir mais anos escolares na retomada das atividades presenciais, tão importante para as aprendizagens das crianças, jovens e adultos.

Na retomada, primeiro é feito o acolhimento aos profissionais e na sequência a acolhida aos estudantes, de forma segura e gradual.

Na SRE Nova Era, os municípios estão classificados na onda verde, isso indica que, além das turmas dos anos iniciais - 1º ao 5º ano, 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que já haviam sido autorizados a retornar, também se juntam a essas séries escolares o 8º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio.

No caso do Ensino Médio de Tempo Integral retornam os estudantes do 2º e do 3º ano. Também estão autorizadas a voltar às salas de aula as turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vale sempre lembrar que o retorno presencial das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo aos pais e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias aos estudantes, funcionários, pais e responsáveis.

No modelo de ensino híbrido, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), há alternância entre o atendimento presencial e o remoto. Em uma semana os estudantes participam de atividades na escola e na semana seguinte, as unidades de ensino não têm atividades presenciais e os professores fazem o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais e assim por diante.

Se Liga na Educação

Com a retomada das atividades letivas, a programação do Se Liga na Educação também volta a ser inédita e contará com conteúdo do 3º bimestre. Acesse a programação completa do programa nas redes sociais oficiais da SEE/MG e no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Estamos juntos por uma educação cada vez melhor!