Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB): Secretaria renova projeto e abre edital para escolha de professores para atuar como curadores.


Iniciacao_cientifica_2021

 

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai retomar o projeto de iniciação científica com os estudantes da rede pública estadual. Para isso, lançou o edital 08/2021, publicado no último sábado (3/7), para seleção de professores efetivos que vão atuar como curadores do projeto de Iniciação Cientifica na Educação Básica (ICEB). São 12 vagas - três para cada área de conhecimento - para os educadores efetivos que farão parte do núcleo gestor da ICEB. As inscrições gratuitas vão de 5 a 16 de julho. Ao todo, o projeto pretende atender cerca de 400 escolas e 4.800 estudantes.

Ainda de acordo com o edital, os professores selecionados, além de integrar o núcleo, vão exercer, remotamente, atividades de apoio à seleção dos projetos, acompanhamento de indicadores, organização da formação de professores, do seminário final de boas práticas, previsto para 2022 e dos artigos e relatos de experiência elaborados pelas equipes dos núcleos de pesquisa em todo o Estado.

A expectativa é que os editais para a seleção dos projetos de pesquisa de autoria dos estudantes e de candidatura dos professores efetivos à tutoria dos núcleos de pesquisa sejam publicados, respectivamente, em agosto e setembro deste ano. Para o mês de outubro, está prevista uma formação em metodologia científica e, em seguida, o início das atividades de pesquisa com os estudantes.

Público-alvo

O edital sinaliza a retomada e ampliação das ações do projeto Iniciação Científica na Educação Básica, desenvolvidas nos anos de 2017 e 2018, prevendo o atendimento direto a 400 escolas estaduais, 4.800 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos do Ensino Médio, 4º Período da EJA Ensino Fundamental e 1º Período da EJA Ensino Médio e a participação de 512 professores efetivos da rede estadual de ensino.

O Projeto Iniciação Científica na Educação Básica tem por finalidade fomentar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à pesquisa, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular - BNCC e nos Currículos Referência de Minas Gerais - CRMG, bem como o cumprimento de ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, em consonância com as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008.

É inegável a importância das feiras de ciências no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. A criação de um trabalho científico tendo como base a metodologia científica, empodera nossos alunos, tornando-os pesquisadores com uma ação mais participativa, podendo seus trabalhos trazer contribuições científicas e educacionais relevantes a nossa sociedade.

Cada vez mais, se destaca o papel da educação na construção de um indivíduo pleno, que seja capaz de usufruir e de se inserir na sociedade em que vive. Permitindo aos educandos e educadores o acesso à produção do conhecimento em suas múltiplas possibilidades – científicas, técnicas e culturais –, o projeto articula ações de iniciação científica que perpassam as dimensões do protagonismo juvenil, as áreas de conhecimento e a Educação das Relações Étnico-raciais.

A formação científica permite identificar talentos para a ciência e leva a uma atitude diante do conhecimento, pois nutre a curiosidade da criança e do jovem em avançar no aprendizado.

Projetos

Serão 400 projetos em todas as áreas de conhecimento, sendo 200 para cada um dos eixos de pesquisa: os Territórios de Iniciação Científica (TICs) e os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (NUPEAAs). Os projetos de pesquisa serão selecionados por meio de critérios definidos em edital próprio.

O objetivo da ICEB é intensificar o estudo e a reflexão dos Temas Contemporâneos Transversais, por meio da aplicação de metodologias científicas, possibilitando que os estudantes identifiquem e proponham soluções para as situações-problema de seu contexto social. Além disso, visa incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica.

Inscrições

As inscrições para curadoria do Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica poderão ser efetuadas, no período de 5 a 16/07/2021, por meio do FORMULÁRIO GOOGLE.

O resultado da seleção será divulgado no site da SEE no dia 30/07/2021.

EDITAL DE SELEÇÃO DE CURADORES

Fonte: Site da SEE MG – Reportagem de 05 de Julho de 2021, 17:16 - Atualizado em 05 de Julho de 2021 , 17:49

 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br