As vacinas são eficazes ferramentas no controle das doenças imunopreveníveis e na redução da morbimortalidade. O Programa Nacional de Imunizações - PNI, além de promover a vacinação de rotina, importante para a prevenção de doenças evitáveis em crianças e adolescentes, ampliou o Calendário de vacinação e disponibilizou também as vacinas HPV e Meningite C para os adolescentes.

A vacinação contra o vírus HPV foi introduzida no Estado de Minas Gerais no ano de 2014. Atualmente, a cobertura vacinal acumulada da vacina contra o HPV no Estado de Minas Gerais é baixa, sendo 41,14% nas meninas (09 a 14 anos) e 25,53% nos meninos (11 a 14 anos), considerando o esquema completo de duas doses. Ressalta-se que a meta preconizada pelo PNI é de 80%, entretanto, observa-se que, aproximadamente, 544.735 meninas de 9 a 14 anos e 509.963 meninos de 11 a 14 anos estão com o esquema vacinal incompleto.

Em janeiro de 2018, a vacina contra Meningite C foi ampliada no Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos, com meta preconizada de 80%. A cobertura vacinal acumulada é 33,34%. A estimativa é de que aproximadamente 1.294.258 adolescentes de 11 a 14 anos não estejam vacinados no Estado de Minas Gerais.

Sendo o ambiente escolar um local de vínculo diário entre as faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação, é fundamental alertar sobre a importância da vacinação e as consequências de não se vacinar, reforçando a adesão deste público- alvo. A Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação vem conjuntamente recomendar a realização das ações de verificação e atualização vacinal nas escolas públicas e privadas, a fim de contribuir para o alcance das crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos. Neste momento, serão ofertadas todas as vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação para cada público e faixa etária.

Essas ações têm importância devido aos benefícios decorrentes da imunização, tais como: proteger contra doenças que podem causar incapacitação temporária e/ou permanente; conter a disseminação e promover a erradicação de doenças; reduzir as internações hospitalares e a perda de tempo de trabalho e anos de vida; reduzir o absenteísmo de docentes e educandos durante o calendário escolar.

A ação será desenvolvida no primeiro e segundo semestres do ano de 2019 com a recomendação de que ocorra em dois momentos. Primeiro durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e segundo durante a Campanha Nacional de Multivacinação. Será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e visa proporcionar proteção direta aos adolescentes e consequentemente, a proteção indireta das pessoas não vacinadas em decorrência da diminuição da circulação das doenças.

Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola - PSE, vem corroborar e fortalecer as ações de vacinação desenvolvidas através da parceria das equipes de Saúde e de Educação por meio da ação de verificação e atualização vacinal dos educandos.

Ofício 3 (4068541) SEI 1320.01.0038298/2019-75

Clique aqui para acessar: Nota Técnica 03 - Vacinação nas Escolas, Ofício SES -nº3 -2019, Registro das ações de vacinação nas escolas 2019 e Chamada para a Campanha.