Considerando as ações da Divisão de Equipe Pedagógica na gestão 2018, podemos destacar a realização de encontros que contaram com a participação dos Diretores Escolares e dos Especialistas da Educação Básica, de professores especializados (educação especial) e de professores que atuam em projetos específicos (Educação Integral e Integrada, Mais Alfabetização, APD, Telessala, etc.), além de capacitações envolvendo Professores para Ensino e Uso da Biblioteca. Todos eles sempre priorizando aspectos pedagógicos, geralmente, demandados pelas escolas com maior dificuldade.

 

A Equipe Pedagógica acompanha as ações das escolas por meio de monitoramentos nos espaços escolares, através de orientações via e-mail ou Drive e também em atendimentos por telefone ou presencialmente, nas dependências da Superintendência. Muitos são os Eixos, Projetos e Programas que tiveram ações, em maior ou menor número, neste ano. Como destaque, podemos citar o Programa de Convivência Pedagógica, que envolveu toda a Equipe da DIVEP nos processos de orientação, análise e “aprovação” dos Projetos elaborados pelas escolas, considerando se atendiam ou não à minuta encaminhada pela Coordenação de Direitos Humanos e visando a um trabalho coletivo de identificação das situações de conflito e proposição de ações que minimizem ocorrências de violência nas escolas e seu entorno.

Além disso, o programa de fomento à Participação Estudantil nas escolas mobilizou alunos e professores na sugestão de ações que privilegiavam o protagonismo dos estudantes, com foco, em especial, neste ano, na discussão acerca da Reforma do Ensino Médio e da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que havia contemplado, inicialmente, apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Passando pela discussão da BNCC, não poderíamos deixar de destacar a articulação entre redes municipais e estaduais para o estudo, debate, sugestão e aprovação do Currículo de Minas Gerais, envolvendo um grande número de profissionais preocupados em implementar um currículo que corresponda ao que foi determinado pela BNCC, mas que também contemple as especificidades dos muitos contextos presentes em nossa jurisdição.

 

Seguem alguns destaques das principais formações realizadas ao longo do ano:

 

  1. Educação Integral;
  2. Programa Mais Alfabetização;
  3. Educação Especial;
  4. Projeto Elevação da Escolaridade  Metodologia Telessala
  5. Acompanhamento Pedagógico Diferenciado - APD

 

Para visualizar mais sobre a Divisão de Equipe Pedagógica, seus Programas/Projetos, acesse!

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br