A Superintendência Regional de Ensino de Nova Era com o objetivo de  aprimorar a gestão dos processos dos serviços em prol da eficácia nos atendimentos e na busca constante da melhor qualidade dos serviços educacionais, priorizando o melhor desempenho das escolas e dos alunos,  aposta na utilização da Ferramenta de Gestão do Google, o DRIVE.

O trabalho teve início com ações desenvolvidas  pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE/SRE Nova Era, em 2012. Sob a coordenação da Analista Educacional, Andréa dos Santos Moreira Liuth, que modernizou os serviços do Núcleo, com um processo de monitoramento por meio da ferramenta do Google DRIVE, utilizando dentre outros recursos,  planilhas compartilhadas, formulários e contatos via e-mail e hangouts. Dentro do planejamento do NTE as equipes da SRE são capacitadas. Até então, a SRE, por meio das demais divisões, utilizava o compartilhamento de documentos de forma isolada e eventual, por poucos servidores.

A partir da capacitação do NTE e com o apoio da Diretora da SRE Nova Era, Cleide Maria Martins da Costa, a coordenação  da Diretoria Educacional/DIRE e Serviço de Inspeção Escolar, a Assessora Pedagógica, Jânua Caeli Gervásio Galvão, vislumbrou com a possibilidade de melhorar a gestão dos programas, projetos e serviços da Diretoria sob sua responsabilidade e pensou, juntamente com a equipe,e vem implementando o PROJETO GESTÃO COMPARTILHADA VIRTU@L.

São dois espaços on line de trabalho, um a Diretoria Educacional - DIRE Virtual, espaço onde todas as informações sobre todas as demandas de trabalho são organizadas, atualizadas de forma compartilhada entre as equipes de cada divisão e escola.  O outro espaço é público, a página do SITE da SRE Nova Era, onde a Diretoria Educacional disponibiliza conteúdo e serviços.

A SRE Nova Era vem compartilhando esta experiência com as demais Superintendências Regionais de Ensino  do Estado de Minas Gerais, com equipes da Secretaria de Estado  de Educação e  com as 15 Secretarias Municipais de Educação jurisdicionadas à SRE Nova Era.

No dia 23 de março deste ano, a Assessora Pedagógica, Jânua Caeli Gervásio Galvão, a convite da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, apresentou o projeto para 46 (quarenta e seis) Regionais e equipes da SEE.

Relato da Assesssora Pedagógica, Jânua na SEE em Belo Horizonte no Encontro de Assessores Pedagógicos em 23/03/2017 

A SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE NOVA ERA INOVA NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DE GESTÃO

(por Jânua Caeli Gervásio Galvão)


O espaço compartilhado da Diretoria Educacional - DIRE Virtual  foi criada em 2015, e aloja as pastas por divisão: DIVEP Virtual (Divisão de Equipe Pedagógica), DIVAE Virtual (Divisão de Atendimento Escolar), NTE Virtual (Núcleo de Tecnologias Educacionais) e SIE Virtual (Serviço de Inspeção Escolar).

Como foi explicado, o Projeto acampa dois ambientes on line de trabalho.  Um interno compartilhado por divisões, onde todos os conteúdos e  informações sobre todas as demandas de trabalho são organizadas, atualizadas e compartilhados entre as equipes de cada divisão e escola. Os arquivos que antes ficavam no computador de cada servidor, agora estão compartilhados com todos. As Supervisoras das Divisões monitoram o desenvolvimento dos serviços intervindo nos processos que ficam documentados.

O outro espaço é a pasta da Diretoria Educacional na página  do SITE da SRE Nova Era, a organização interna da DIRE Virtual foi replicada, no que compete, para o acesso dos Inspetores Escolares, Escolas Estaduais, Municipais e Particulares, educadores e público em geral.

No quadro abaixo é possível ver a organização de cada um dos ambientes.

formato.JPGFonte: Jânua Caeli Gervásio Galvão, 2016

Um dos objetivos principais é dar autonomia e empoderamento aos servidores da SRE, Analistas, Técnicos e Inspetores Escolares e das escolas na medida em que têm acesso rápido à fundamentação, dados e passo a passo  de todos os programas/projetos/serviços da Diretoria e assim, aplicá-los no melhor desenvolvimento pedagógico das escolas. Para isso é necessário manter o site atualizado e com direcionamentos/passo a passo bem elaborados. O que requer nossa ação atenta diária e sistemática.

Para o sucesso do Projeto, duas ações são essenciais. Uma é pensar uma organização das pastas, o que foi idealizado pela assessoria pedagógica e compartilhada com toda a equipe chegando - se coletivamente a uma estrutura padrão. Outra ação é  ter 100% da equipe capacitada para uso da ferramenta DRIVE Virtu@l, ação desenvolvida de forma exemplar pela equipe do NTE/ SRE Nova Era, sob a Coordenação de Andréa dos Santos Moreira Liuth e da multiplicadora NTE, Naira Mota Araújo.

O conteúdo referente a todos as ações da Diretoria Educacional está à disposição do público para pesquisa, assim como solicitações de serviços no SITE da SRE Nova Era,  veja no link: http://srenovaera.educacao.mg.gov.br/home/institucional/dire

Todo este trabalho só é possível com o empenho de toda a equipe, com cada servidor cuidando do espaço on line sob sua responsabilidade e com diálogo constante na avaliação e melhoramento dos ambientes virtuais.

A DIRE Virtual, seja no espaço interno da diretoria ou público, do SITE, está sempre em construção e depende da  ação de cada servidor para o seu sucesso.

Os resultados se traduzem em demanda quantificada, informações disponíveis e de rápido acesso e monitoramento de execução de demandas dentro dos prazos.

A próxima etapa é orientar as escolas que já foram capacitadas pela NTE,  no sentido de aprimorar o uso da ferramenta para uma  gestão escolar mais eficaz.

A SRE Nova Era vem compartilhando a experiência do  PROJETO GESTÃO COMPARTILHADA VIRTU@L com as demais Superintendências Regionais de Ensino  do Estado de Minas Gerais, com equipes da Secretaria de Estado  de Educação e  com as 15 Secretarias Municipais de Educação jurisdicionadas à SRE Nova Era.

Em Diamantina 2016 o encontro aconteceu com aproximadamente 30 servidores e de acordo com relato do Assessor Pedagógico, Nelcídio Geraldo Carneiro, “foi um divisor de águas a visita da equipe da SRE Nova Era em Diamantina, principalmente para a equipe pedagógica”.

Encontro em Diamantina, maio de 2016

Em Governador Valadares, no final do ano 2016, participamos do II Encontro do Polo Vale do Aço, que abrange os municípios de Almenara, Araçuaí, Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães, Manhuaçu, Governador Valadares, Nova Era, Ponte Nova, Teófilo Otoni, onde também socializamos nossa experiência com a ferramenta DRIVE Virtu@l com 09(nove) Superintendências Regionais de Ensino, num total de 50 pessoas.

 

Encontro em Governador Valadares, dezembro de 2016

Em 2016, na SRE Nova Era, recebemos as SREs de Januária e de Guanhães.

 A equipe da SRE Nova Era também visitou a SRE de Guanhães, no dia 14/12/2017, e realizaram encontro com Inspetores Escolares e representantes da Diretoria Educacional.

Em 23 de março de 2017 na SEE, a Assessora Pedagógica da SRE Nova Era apresentou para as demais 46 SREs e para a SEE em Belo Horizonte.

Relato da Assessora Pedagógica, Jânua na SEE em Belo Horizonte


Em Passos, nos dias 30 e 31 de março de 2017, a Diretora Cleide, a Assessora Jânua e a Coordenadora Andréa, coordenaram dois dias de encontro com Inspetores Escolares, Analistas da Diretoria Educacional e das Diretorias de Pessoal e Finanças.

Equipes da SRE de Passos e de Nova Era

Equipe da SRE de Passos

Em Nova Era , nos dias 25 e 26 de abril de 2017, a Superintendência Regional de Ensino de Nova Era recebeu em sua sede as SREs integrantes do Polo do Vale do Aço (que abrange os municípios de Almenara, Araçuaí, Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães, Manhuaçu, Governador Valadares, Nova Era, Ponte Nova, Teófilo Otoni) para o III Intercâmbio entre Superintendências, onde foram promovidas trocas de experiências e discutidas ferramentas de monitoramento e gestão da Educação Integral e Integrada nas escolas estaduais mineiras. Novamente a SRE Nova Era teve a oportunidade de detalhar o trabalho com o PROJETO GESTÃO COMPARTILHADA VIRTU@L.

Equipes da SRE Nova ERa e das participantes do Polo Vale do Aço

Momento de descontração com a equipe da SEE/MG

Reunião do segmento Assessores Pedagógicos

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br