No período de 22 de abril a 11 de junho, o Núcleo de Acolhimento Educacional - NAE do Polo/Município de Itabira desenvolveu ações de colaboração e apoio às Escolas, no desenvolvimento dos processos de Ensino-Aprendizagem.
Confia as ações realizadas pela Equipe NAE SRE Nova Era - Polo Itabira - Psicóloga Aline Campolina Andrade e Assistente Social Luciana Rocha de Morais:
No dia 22 de abril de 2024, a equipe NAE - Polo Itabira realizou o Grupo Focal “Encontro com as diferenças” no CTPM Dr. José de Grisolia - Colégio Tiradentes, com o objetivo de trabalhar com as duas turmas de 3º ano do Ensino Médio (faixa etária aproximada de 17 a 18 anos), questões relativas à interação entre ambas as salas, respeito, autoestima, logo, encontro com as diferenças de si mesmo(a) e do(a) outro(a). Um segundo Grupo Focal, foi realizado com as mesmas turmas, na data de 08 de maio, dando continuidade ao trabalho referente às diferenças, conflitos e discussões democráticas.
No dia 25 de abril, foram realizadas duas Oficinas “Mural de Expectativas”, na Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca, com as turmas de 3º ano do Ensino Médio (17 e 18 anos) e 2º ano do Ensino Médio (16 anos). O objetivo consistiu em trabalhar, discutir e buscar caminhos de elaboração acerca de projetos, planos, desejos e sonhos, individuais e coletivos, com semelhanças e diferenças entre os estudantes da turma, a fim de abordar, no contexto do último ano do Ensino Médio, as expectativas e planejamentos, preparando para o ENEM e para temas relativos ao futuro, ao mercado de trabalho e demais questões articuladas.
No dia 08 de maio, ocorreu a Oficina “Atenção às diferenças: Combate ao Bullying”, no CTPM Dr. José de Grisolia - Colégio Tiradentes, em duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental (aproximadamente 12 a 13 anos), nas quais o movimento entre diferenças e semelhanças e a afirmação da diversidade por meio do respeito e da empatia foram trabalhados com o objetivo de levantar possibilidades contra o Bullying e situações de desrespeito entre estudantes, com os professores, com o outro(a), si mesmo(a) e o espaço escolar.
Na data de 22 de maio, a Ação “Palavras pela escola” ocorreu na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, com o objetivo de refletir sobre situações de violências e o papel da escola de transformação social com frases de músicas e da literatura, que se relacionam ou fazem frente à violência, tocando questões como raiva, grupos de protagonismo, outros modos possíveis de se relacionar que não seja pela via da agressão, família, questões raciais, vulnerabilidade social, criminalização da pobreza e da negritude, e produção de conhecimento.
Nos dias 27 e 28 de maio e 11 de junho, a Oficina “Corpo com Respeito”, realizada com 6 turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, com estudantes de 11 e 12 anos, na Escola Estadual Major Lage, visou o trabalho das corporeidades e diferenças, por meio de desenho, recursos audiovisuais e diálogos coletivos, que tematizaram o Maio Laranja, em luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio dos assuntos: diversidade, empatia, respeito ao próprio corpo e ao do(a) outro(a), modos de se ver/autoestima, possibilidades de transformação da sala de aula e do espaço escolar com relação ao convívio entre as diferenças, diálogo entre estudantes e a busca por um adulto de confiança diante de conflitos e incômodos.