Os psicólogos e assistentes sociais que atuam em conjunto nas Escolas da rede estadual de ensino de jurisdição da SRE Nova Era compartilharam, entre os mês de março e maio de 2024, experiências bem-sucedidas no desenvolvimento de atividades do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) , do Pólo/Município de Nova Era . Durante os encontros, eles puderam colocar em prática as ações de colaboração e apoio às Escolas,  no desenvolvimento dos processos de Ensino-Aprendizagem, e refletir sobre os pontos importantes e os desafios nesse processo, assim como os impactos positivos que vêm alcançando.

Sobre o Núcleo de Acolhimento Educacional

O Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) desempenha um papel crucial nas escolas ao oferecer suporte emocional, psicológico e social aos estudantes. Sua atuação visa criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos se sintam valorizados e compreendidos.

Este núcleo é responsável por identificar e atender as necessidades específicas de cada estudante, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral. Além disso, o NAE trabalha em parceria com professores, pais e outros profissionais da educação para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a um ensino de qualidade e a suporte necessário para superar desafios pessoais e acadêmicos.

Ao fomentar um ambiente escolar positivo e acolhedor, o Núcleo de Acolhimento Educacional contribui significativamente para formação de cidadãos mais empáticos, resilientes e preparados para a vida em sociedade.

Ações NAE - Polo Nova Era

Confira as ações realizadas pelo NAE do Polo/Município de Nova Era:

Ação Anti Bullying
Objetivo: Conscientizar/psicoeducar os alunos sobre o ‘não’ ao bullying, realizando interações coletivas favorecendo a comunicação não violenta, reconstruindo pensamentos e comportamentos.
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Escola(s): Escola Padre Vidigal, Escola Estadual Vila Santa Rosa, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.
078c9603-112e-472e-b37b-324cd1533cb3.jpg

Ação Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher
Objetivo: Proporcionar informações/orientações e debates em relação a semana alusiva  "Semana Escolar de Combate à violência Contra a Mulher” conforme calendário pedagógico e em conformidade com a Lei nº14.164/21.
Público Alvo: Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio e para o Curso Técnico de Agentes Comunitário de Saúde, noturno.
Escola(s): Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.
Ações NAE (3).jpg

Ação Estabelecimento de Relações Interpessoais
Objetivo:Criar/fortalecer vínculos e estabelecer um ambiente harmonioso e respeitoso, estimulando a solidariedade, o reconhecimento e o apoio mútuo entre os alunos.
Público Alvo: Ensino fundamental.
Escola(s): Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
Ações NAE (4).jpg

Ação Orientação Profissional de Carreira
Objetivo: Trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Vila Santa Rosa com o tema “Orientação Profissional de Carreira”, uma parceria com a psicóloga Rosimar Regina Ferreira de Souza.
Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio
Escola(s): Escola Estadual Vila Santa Rosa
Ações NAE (5).jpg

Ação Orientação Sobre o Ensino Médio- ENEM
Objetivo: Incentivar a turma a participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e informar sobre o referido tema, assim como o despertar de sonhos.
Público Alvo: Alunos do 3º ano do Ensino Médio- noturno
Escola(s):  Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima
Ações NAE (6).jpg

Ação Convivência Democrática "Cultura de Paz"
Objetivo: Trabalhar com os alunos do 6º e 7º anos sobre a importância da convivência democrática/cultura de paz, sintetizando a empatia, o respeito ao próximo e a construção coletiva, para um ambiente educacional acolhedor e respeitoso e consequentemente adotar posturas e atitudes que contribuem para a convivência em sala de aula e em todos os ambientes em que o ser social e inserido.
Público Alvo: Alunos do 6º e 7º ano
Escola(s) :  Escola Estadual  Vila Santa Rosa
Ações NAE (7).jpg

Ação Campanha do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Objetivo: Conscientizar os alunos através da informação sobre a temática com  foco na Prevenção e o Combate ao Abuso e Exploração sexual de criança e ao adolescente, reforçando os movimentos de mobilização e sensibilização.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Ações NAE (8).jpg

Ação Momento de Escuta Ativa aos Professores
Objetivo: Realizar escuta ativa, conversação entre as analistas e os professores, para que os pares se sintam ouvidos e valorizados, além da escuta ativa proporcionar observações às analistas para elaboração de ações futuras.
Público Alvo: Professores da Escola Estadual Vila Santa Rosa
Escola(s): Escola Estadual Vila Santa Rosa