Entre os dias 18 e 22 de março, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu a Semana do Protagonismo 2024, nas escolas da rede estadual que ofertam o Ensino em Tempo Integral. Esta iniciativa teve o objetivo de dar início ao trabalho com os Clubes de Protagonismo, que estão sendo desenvolvidos, com o propósito de fortalecer a autonomia, responsabilidade e solidariedade dos jovens, além de estimular o interesse por novos conhecimentos. Os estudantes foram incentivados a compreender o que são os Clubes de Protagonismo e a participar ativamente na sua criação.

Durante a semana do protagonismo na Escola Estadual Agenor Guerra, do município de Santa Maria de Itabira, foram realizados encontros de alinhamento e organizações de metas e ações para 2024. Os estudantes criaram dois clubes de Protagonismo, sendo eles o AG Esporte Clube e o Clube de Tecnologia/Estúdio. O Clube de Tecnologia/Estúdio, está em fase de remontagem e organização do ambiente do estúdio, onde será adaptado para a programação de 2024. O AG Esporte Clube, inicia-se já com a participação nos Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG, Etapa Municipal.

Na Escola Estadual Professor Benjamim Araújo, do município de Dionísio/MG os alunos, em grupo, se reuniram para conversar sobre o que é ser protagonista, sua função na escola e na vida. Após essa discussão, cada clube de protagonismo reuniu-se em uma sala para buscarem estratégias, que auxiliem no bom desenvolvimento da escola e aprendizado mútuo. O clube 01, ressaltou a importância da conservação de um ambiente escolar limpo e organizado. O clube 02, apresentou estratégias para evitar o desperdício de água na escola. Já o clube 03, buscou melhorias para evitar o desperdício de alimentos servidos no almoço e na merenda diária. O clube 04 ficou responsável por estabelecer atividades lúdicas para serem realizadas nos momentos recreativos e na hora do descanso, após o almoço.

Os Clubes de Protagonismo Estudantil subsidiam a Prática Educativa de Vivência em Protagonismo implementada nas escolas, e fazem parte do Programa de Ensino em Tempo Integral de Minas Gerais, cujo objetivo relevante é a formação do estudante Protagonista, pois a partir da vivência no Clube, o estudante desenvolverá e exercitará um conjunto de habilidades essenciais para a sua formação nos âmbitos da sua vida pessoal, social e produtiva.

Esses clubes representam uma inovadora abordagem dentro do ambiente educacional, visando empoderar os estudantes e colocá-los no centro do processo de aprendizagem. Através dessa iniciativa, busca-se desenvolver habilidades essenciais nos jovens, como liderança, trabalho em equipe, responsabilidade social, e pensamento crítico. Além disso, esses clubes fomentam a criatividade e a inovação, permitindo que os estudantes explorem suas paixões e contribuam para a construção de um ambiente de aprendizado mais engajador e significativo. Ao dar voz aos estudantes, os Clubes de Protagonismo fortalecem a sua autoestima e preparação para os desafios do futuro, estimulando-os a serem agentes ativos de mudança na sociedade.

Os clubes são ambientes diversos e democráticos, formados por estudantes de diferentes anos letivos, agrupados de acordo com sua afinidade em relação a um determinado tema. Entre as atividades desenvolvidas nos clubes estão a integração dos estudantes em torno de interesses comuns, o estímulo à coletividade, a troca de conhecimentos entre os membros do clube e a imersão em novos aprendizados de forma interdisciplinar, contribuindo para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e o espaço escolar.

Na Escola Estadual Professor Manoel Soares, do Distrito de Ipoema - Itabira/MG, o Clube de Protagonismo terá como foco aprofundamento do conhecimento da história local. As ações tão sendo desenvolvidas juntamente com a professora Sílvia, através das coletas de informações trazidas pelos alunos, sobre as riquezas materiais e imateriais do Distrito, e a história das comunidades ao redor. Os alunos se reúnem as quartas-feiras para expor as historias, inclusive sobre o Museu do Tropeiro. São realizadas rodas de discussões, atividades de ilustrações, visitas e exposição de materiais coletados pelos alunos.

Com o apoio dos professores, coordenadores e dos diretores escolares, os Clubes de Protagonismo estão desenvolvendo várias ações de imersão em novos aprendizados de forma interdisciplinar, contribuindo para fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e o espaço escolar.

Confira os registros das ações realizadas pelos Clubes de Protagonismo das Escolas Estaduais, jurisdicionadas à SRE Nova Era: