A SRE Nova Era tem o orgulho de informar que o aluno João Ricardo, estudante do 3º ano - EMTI, na E.E. Prof. Emílio Pereira de Magalhães, município de Itabira, teve sua proposta selecionada pelo MEC no Processo de Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL.
O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI, Secretaria de Educação Básica – SEB e Assessoria de Assuntos Internacionais – AAI, realizou em 2024 o processo de Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL. A proposta visa favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
A partir do tema: “A integração regional e as mudanças climáticas”, os jovens puderam elaborar propostas que abordassem as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL no campo da educação.
‘’Fiquei sabendo do PJM por um e-mail que recebi no meu e-mail institucional que o governo do estado fornece aos alunos da rede estadual. Assisti uma live que o pessoal da organização fez e comecei a pensar em alguns assuntos que enfrentamos aqui em Itabira e que outras pessoas podem enfrentar também. Com instrução da minha professora Gabriela Lhorrana (professora de eletivas) fiz uma pesquisa. "Quais são os problemas que as cidades mineradoras têm em comum?" E observamos que as cidades mineradoras têm uma grande perda de vegetação, enfrentam uma imensa exploração mineral e expansão urbana em grande escala. Esses fatores têm contribuído para a destruição de habitats naturais, o aumento das temperaturas urbanas e a piora na qualidade do ar, além de levar ao risco de enchentes. O projeto visa criar "Corredores Verdes e um dia Verde no Mercosul". Esse corredor seria uma reconstrução da biodiversidade daquele local. E contaria com o apoio dos estudantes de escolas públicas e da comunidade. O projeto envolve uma produção de materiais educativos sobre a importância das áreas verdes, com foco em botânica, biodiversidade e ciclos biogeoquímicos, para educar as futuras gerações sobre a preservação ambiental. A iniciativa também prevê a realização de um "dia verde" que acontecerá anualmente, dissociado do dia da árvore, que é celebrado dia 21 de setembro. Os estudantes e voluntários, com apoio das prefeituras e orientação de especialistas ambientais, participarão do plantio de árvores nativas de pequeno e médio porte. As mudas serão adquiridas de produtores da agricultura familiar, assim fortalecendo a economia local e assegurando a adaptação ao clima e solo regionais! O projeto em si visa recuperar áreas degradadas, fortalecer a cultura da sustentabilidade, melhorar a qualidade do ar, regular o clima urbano e promover um ambiente mais saudável e resiliente para todos”, destacou João Ricardo.
A SRE Nova Era parabeniza João Ricardo, a diretora Edimara, a professora Gabriela Lhorrana e toda a equipe pedagógica da E.E. Prof. Emílio Pereira de Magalhães pela conquista.