Foto: Divulgação SEE
A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais inicia, nesta segunda-feira (8/3), de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, entre os dias 8 e 12 de março, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar, além de proporcionar a identificação dos estudantes com as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, destaca a importância desse momento com os estudantes e ressalta as ações desenvolvidas para o novo ano na rede estadual. “Depois de um ano tão desafiador como foi 2020, nós iniciamos esse ano letivo sabendo da necessidade de mantermos o nosso engajamento para que possamos proporcionar, a cada um dos nossos estudantes, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem de forma remota, garantindo o direito à educação. Esta primeira semana letiva é um momento de acolher e estabelecer vínculos, ação extremamente necessária para o processo de aprendizagem. Dedicaremos todos os nossos esforços para aproximar e ambientar os nossos estudante e, a partir do dia 15 de março, iniciaremos as aulas do programa Se Liga na Educação e todo processo já conhecido dos Planos de Estudos Tutorados (PETs)”.

Para auxiliar os educadores na realização das atividades, a SEE/MG encaminhou documentos orientadores para as escolas. “Neste momento, a unidade de ensino precisa envolver o estudante para que ele se sinta parte da escola. É importante que o aluno novato, por exemplo, possa saber como, mesmo remotamente, é o espaço físico da escola. Ações assim são fundamentais para reduzir a distância física e estreitar os laços de afetividade com o espaço da escola”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.

As atividades sugeridas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada unidade de ensino. Entre as iniciativas propostas estão, por exemplo, a criação de um vídeo curto no qual sejam apresentados ao aluno o ambiente escolar e os professores por meio de fotos, além de rodas de conversas virtuais. Também são indicadas atividades para serem realizadas com os estudantes que não possuem acesso à internet. Além disso, no material é destacada a importância do estudante ter um espaço para apresentar suas expectativas e anseios em relação ao ano que se inicia. Segundo a superintendente, “o contexto nos instiga a construir diferentes metodologias e formas de nos comunicar. Fomentar a escuta dos estudantes é parte fundamental neste processo”, enfatiza.

Ferramentas pedagógicas

Será também durante a Semana de Acolhimento que os alunos começarão a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial. O Plano de Estudo Tutorado (PET), por exemplo, já está disponível desde o dia 3 de março. As apostilas podem ser acessadas gratuitamente no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega serão feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

Os estudantes também poderão conhecer um pouco mais sobre o programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, das 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. As teleaulas começarão a ser exibidas a partir do dia 15 de março. O conteúdo das aulas estará alinhado diretamente com os apresentados no PET.

Outra ferramenta que os estudantes terão acesso no ano letivo de 2021 é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual.

Ano letivo de 2021

Em coletiva de imprensa realizada na última semana, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, falou sobre as novidades para o ano letivo. A primeira delas está relacionada a investimentos. Ao todo, serão investidos mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos em R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões a mais sobre o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para a alimentação escolar e mais R$ 90 milhões distribuídos para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação pelo bom desempenho de gestão e aprendizado.

Outra novidade é que, para este ano, a SEE/MG ofertará um Reforço Escolar. As primeiras turmas serão formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, realizada no final do ano letivo de 2020, com a participação também dos alunos que tiveram mais dificuldades na devolução dos PETs. A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões e encerramento da participação de estudantes de acordo com os avanços na aprendizagem. A direção da escola entrará em contato com o estudante e seus responsáveis, informando a necessidade de participação do aluno nas atividades de reforço.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br