Este ano, a rede pública de ensino mineira traz uma novidade para pais e responsáveis que desejam realizar o cadastro escolar dos estudantes para uma vaga, a partir do 1º ano do ensino fundamental, em escola estadual ou municipal para 2021: o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Por meio da ferramenta, nos municípios que aderiram e estão participando da iniciativa, o cadastro escolar e o encaminhamento dos candidatos às vagas, no ensino fundamental e ensino médio, se dará de forma única. Assim, a escola indicada para a realização da matrícula, mais próxima da residência do aluno, poderá ser municipal ou estadual.

Em todo o estado, 758 prefeituras aderiram ao SUCEM. O sistema irá funcionar da seguinte maneira: a partir desta segunda-feira (16/11) terá início o período de inscrição dos candidatos interessados em uma vaga na rede pública de ensino mineira. Se o município tiver aderido ao SUCEM, quando o candidato fizer a inscrição aparecerá opções de escolas municipais, além das escolas estaduais, mais próximas do endereço informado, de acordo com a etapa de ensino pretendida.

Nos municípios em que não houve a adesão ao SUCEM, aparecerá apenas a opção de escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e obter informações sobre o cadastramento.

A inscrição dos interessados deverá ser feita no endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. A parceria entre estado e municípios para a criação do SUCEM contou com a colaboração e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG).

Na página inicial do SUCEM – cadastroescolar.educacao.mg.gov.br - você acessa a lista completa com o nome dos 95 municípios que não aderiram à iniciativa.

Quem pode se cadastrar

Devem ser inscritos alunos com 6 anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os estudantes que irão ingressar nos demais anos de escolaridade do ensino fundamental ou médio, advindos de outras redes que não as redes municipais ou estadual de ensino de Minas Gerais.

Os alunos que já estão matriculados em 2020 em escolas da rede pública de ensino em Minas Gerais, mas as suas escolas não ofertarão em 2021 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado, também devem fazer o cadastro escolar.

Também podem se inscrever interessados em retornar aos estudos nos ensinos fundamental ou médio regular ou na modalidade da Educação Jovens e Adultos (EJA), além daqueles que estão matriculados em 2020 na rede estadual de ensino e que, por algum motivo, não realizaram a renovação da matrícula.

Orientações

A inscrição no SUCEM é gratuita. O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos no cadastro escolar será realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado, o nível de ensino ofertado, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos na Resolução SEE nº 4.435/2020, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, na página 17, do dia 24 de outubro. A previsão é de que o resultado do encaminhamento seja publicado a partir do dia 18 de janeiro de 2021 no próprio SUCEM.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br