Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão realizando um estudo para conhecer as condições de saúde e trabalho dos professores da rede estadual de ensino durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, que será realizada no período de 20 de agosto a 10 de setembro, por meio de formulário eletrônico, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Podem participar professores que atuam em escolas estaduais ou que trabalharam na rede em algum momento no primeiro semestre de 2020. Os interessados devem responder a um questionário, por meio de celular ou computador com acesso à internet. O preenchimento das informações leva, aproximadamente, 20 minutos. As perguntas são divididas por blocos de assuntos. É importante que o participante não deixe questões sem responder. Na dúvida, a orientação é procurar a alternativa que mais se aproxime da sua realidade. Os pesquisadores garantem o sigilo total das informações.

No formulário, os educadores encontrarão questões referentes ao perfil sociodemográfico e possíveis mudanças em sua vida devido à pandemia, como condições de trabalho e uso de tecnologias, situações de saúde e ocorrência de casos de Covid-19, dificuldades enfrentadas, convivência familiar, hábitos e comportamentos durante o isolamento social, entre outros. Acesse AQUI o formulário.

A professora Dra. Desirée Sant Ana Haikal é uma das coordenadoras do projeto ProfsMoc e destaca os objetivos do estudo. “O nosso propósito é dar voz ao professor e ver como está sendo enfrentado esse momento de isolamento social. O que queremos é ter representatividade de todos os municípios mineiros para que possamos traçar um perfil da condição de saúde e de trabalho dos educadores”. A iniciativa também é coordenada pela professora Dra. Rosangela Ramos Veloso Silva.

A partir dos resultados da pesquisa, serão realizadas ações de intervenção com os participantes. “Vamos fazer processos de intervenção para ajudar os professores a adotarem estilos de vida mais saudáveis e pretendemos criar um portal com conteúdos voltados para o interesse do mundo do trabalho e saúde do docente”, conta Desirée.

Os resultados também serão encaminhados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs). “Acreditamos que poderão auxiliar em políticas públicas de valorização da saúde do professor e na implementação de estratégias para minimizar os impactos que a pandemia está tendo nas atividades didáticas“, conclui a pesquisadora.

A subsecretária de Ensino Superior da SEE/MG, Augusta Fagundes, incentiva a participação dos educadores na pesquisa. “Trata-se de um trabalho acadêmico-científico sério e relevante, que visa, primordialmente, conhecer e valorizar o trabalho e a saúde do professor. É fundamental que o professor participe e colabore respondendo ao questionário. E que incentive seus colegas a fazerem o mesmo”.

A equipe do projeto ProfsMoc é composta por profissionais das áreas de educação física, enfermagem, odontologia, nutrição, psiquiatria, fisioterapia, matemática, pedagogia e comunicação social.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br