Frente a este período ímpar em que estamos vivendo, os nossos alunos não podem ficar prejudicados na vida estudantil e escolar. 

Pensando assim, a Escola Estadual Marques Afonso, situada no município de São Domingos do Prata, vem, a cada dia mais, se reinventando, criando, e aperfeiçoando as boas práticas em prol da aprendizagem de seus alunos, mesmo frente ao atual período de isolamento, quando o contato com os alunos e o ensino está sendo através do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (REANP).

Dentre as várias práticas criadas por profissionais da Escola Estadual Marques Afonso, podemos destacar a da Professora de Biologia, Kelly Cristina Rodrigues Lima, que relata:

“Para interagir com meus alunos, utilizei alguns recursos pensando em como os adolescentes se comunicam. Percebi que muitos utilizam o avatar em seus celulares. 

Então criei meu avatar, de acordo com minhas características, e constantemente envio, através dele e usando a minha voz, mensagens de incentivo, agradecimento e orientações sobre a importância de realizarem as atividades. Confeccionei também vários vídeos com chamadas para as aulas de Biologia.

Para organizar e aperfeiçoar o envio das atividades por parte dos alunos, resolvi confeccionar formulários dos PETs (Plano de Estudos Tutorados), no google forms, o que teve uma excelente aceitação por parte da maioria dos alunos. Nesses formulários, coloco o conteúdo, as questões e vários vídeos complementares relativos à matéria em estudo. 

Divulgo os formulários em cada grupo das turmas, permitindo ao aluno fazer as atividades dos PETs de forma mais organizada.  Os alunos acharam mais fácil e prático, pois resolvem tudo pelo celular, recebem na hora a confirmação de entrega das atividades e recebem também uma cópia de suas atividades enviadas no próprio e-mail. Sendo assim, vários alunos que faziam as atividades através do PET impresso passaram a enviar as atividades através do referido formulário; com essa prática, o número de alunos que enviam as atividades aumentou bastante.

Para chamar a atenção dos alunos e aperfeiçoar a aprendizagem, com os formulários eu envio paródias relacionadas aos conteúdos estudados semanalmente.

Devido às dificuldades de muitos alunos em conseguir materiais para as aulas de Práticas Experimentais, elaborei também um PET alternativo com 13 práticas de fácil realização e com materiais usados no dia-a-dia, em casa. São experimentos fáceis e interessantes; os alunos fazem a prática, enviam as fotos do experimento e respondem as atividades propostas. Depois desse PET, o número de alunos que fazem as atividades aumentou bastante.

Nesta semana, postei um vídeo e um certificado com o nome dos alunos que fizeram as atividades do PET 1 e 2, parabenizando-os e incentivando aqueles que não fizeram ou não terminaram a concluir as atividades. Fiz também um vídeo para parabenizar os alunos e será divulgado no dia do estudante

Além disso, para os professores da escola eu criei figurinhas dos conteúdos e de incentivo para postarem nos grupos de WhatsApp de suas turmas.

Por fim, confeccionei dois tutoriais para os professores: um ensinando a criar e a fazer as planilhas de controle das entregas das atividades e um ensinando a fazer os formulários e a salvá-los. ”

A diretoria, ASBs (Auxiliar de Serviços de Educação Básica), Especialistas, ATBs (Assistente Técnico de Educação Básica) e Professores da Escola Estadual Marques Afonso acreditam e continuam confiando numa educação de qualidade, gerada por compromisso mútuo, criatividade e boas práticas.

Clique aqui e tenha acesso ao material feito pela Professora.

MARQUES AFONSO: Fazendo História, Construindo o Futuro

Por: Kelly Cristina Rodrigues Lima

 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br