A Escola Estadual Marques Afonso, de São Domingos do Prata, vem realizando diversas atividades internas e externas para comemorar seus 60 anos de existência, que foram completados no dia 3 de abril de 2016.
No dia 1º de abril foi realizado um Momento Cívico na Quadra Poliesportiva José Monteiro Domingues, com apresentações diversas envolvendo alunos e professores.

Já no dia 3 de abril, às 19 horas, na Igreja Matriz, foi celebrada uma missa em ação de graças pelo sexagenário da E.E.M.A., carinhosamente chamada de “arca querida”, conforme caracterizada em seu hino. Bastante envolvente, a missa foi celebrada pelo Pe. Ricardo e contou com a presença de funcionários, pais, alunos, ex-alunos, ex-funcionários e outros membros da sociedade local.

Um Pouco de História.
Em 1953, mais de 80 jovens pratianos estudavam em outras cidades, em regime de internato, e muitos outros ficavam sem prosseguir com os estudos por não terem condição de se manterem fora da cidade. Em maio daquele ano, o senhor Benjamin Gomes Torres, o senhor Argental Drumond da Fonseca Cruz e o Padre Geraldo Barreto Trindade procuraram o então Governador de Minas e candidato à Presidência da República, senhor Juscelino Kubtscheck de Oliveira, para falarem da situação educacional da cidade e pedir providências para a criação de uma escola que atendesse aos jovens.
Foi criada então a Sociedade Beneficente de Cultura, entidade apolítica e sem fins lucrativos, cuja única finalidade era criar colégios na cidade, e que tinha como secretário o senhor Benjamin Gomes Torres.
Em 1955 foi autorizada a criação da escola, denominada Ginásio Estadual Marques Afonso em homenagem ao português Domingos Marques Afonso, primeiro habitante e fundador do município. A instalação do G.E.M.A. se deu numa área de 3.876 m2 , na região central da cidade, no dia 3 de abril de 1956. Santo Antônio foi designado seu patrono espiritual. A escola foi oficialmente instalada em 22 de abril de 1956, ministrando o 1º Grau (5ª a 8ª série).
A Sociedade Beneficente de Cultura fez a doação do prédio ao Estado em 1964. Ainda em 1984, a escola passou a ocupar um prédio novo, no bairro Retiro, numa área de 15.000m2 doada pelo senhor José Monteiro Domingues, que mais tarde foi homenageado por esse gesto grandioso dando nome à quadra de esportes. Hoje são 3.000 m2 construídos e 12.000 m2 em área ampla de jardinagem e espaço de recreação.
E assim segue a Escola Estadual Marques Afonso com sua função precípua de ensinar para que continue cada vez mais fazendo história,construindo o futuro.