Espaços foram pensados para auxiliarem na prática docente com foco no trabalho interdisciplinar.
O ano letivo de 2024 teve o seu início no dia 5 de fevereiro. A Escola Estadual Marques Afonso se mobilizou para o acolhimento dos alunos, preparando e desenvolvendo atividades diferenciadas. Além do corredor humano, das brincadeiras, das músicas e das rodas de conversa, os profissionais da referida instituição procuraram explorar bem o privilegiado e amplo espaço físico de que dispõe a escola. Neste sentido, vale destacar a utilização das salas temáticas.
Apresentadas como prioridade pelo Plano de Gestão da atual equipe diretiva e apontadas como fundamentais no Plano de Ação proposto para o ano corrente, as salas temáticas têm sido pensadas e construídas pelos professores e alunos da Escola Estadual Marques Afonso. O primeiro objetivo era poder contar com espaços alternativos, diferentes, na sua organização, das salas de aula convencionais. Com o passar do tempo, as salas temáticas foram se tornando ambientes cada vez mais aconchegantes e instrutivos, com materiais e recursos que servem como facilitadores na relação de ensino e aprendizagem. Tornaram-se, também, locais para o encontro dos clubes de protagonismo.
A escola conta com um laboratório de Ciências Naturais e mais três salas temáticas: uma de Ciências Humanas e Sociais, uma de Matemática e uma de Linguagens. Tais espaços têm facilitado a prática docente e o trabalho interdisciplinar. Os estudantes têm se mostrado entusiasmados quando são convidados a saírem da sala de aula para se dirigirem a esses locais, nos quais, geralmente, se veem envolvidos em atividades realizadas em grupo.
Neste início de ano letivo, a sala temática da área de Ciências Humanas e Sociais está sendo utilizada para realização de rodas de conversa com os alunos. Durante o período de férias, ela foi repaginada, ganhando novos recursos, que têm sido apresentados e explorados pelo professor dos componentes curriculares de Filosofia e de Clube de Debate. Tais encontros têm trabalhado, sobretudo, as habilidades que envolvem os aspectos afetivo e social nos alunos.
Por: E.E. Marques Afonso