Na Escola Estadual Cristiano Machado, situada em Sant' Ana do Alfié, distrito de São Domingos do Prata, a professora do 3º Ano – EF I, Rosa Ermelinda de Feitas Pinto percebeu a necessidade de promover uma intervenção na leitura.

Providenciou então, uma Malinha personalizada intitulada Leitura em Casa, que dentro tinha um livrinho literário, no qual é proposto a leitura, a representação da estória, a ficha literária bem criativa, incluindo perguntas para outras pessoas da família que participaram da leitura. E, complementando as atividades do PET 3 onde foi trabalhado o gênero textual, carta, a professora surpreendeu seus alunos e familiares escrevendo singelamente uma carta de próprio punho para todos os alunos e um envelope para que eles respondessem a carta. Ela foi endereçada e encaminhada a eles, junto com a mala. Houve muita emoção dos alunos ao receberem a cartinha! Agora ela aguarda a resposta carinhosa de todos. 

Foram confeccionados vários jogos pelas nossas professoras para desenvolvimento de uma atividade diferenciada e consolidação das habilidades dos demais componentes curriculares. 

Com essas atividades, a resposta foi imediata: 100% dos alunos realizaram todas as atividades do PETs propostos até agora. Sabemos que os desafios são muitos, mas o empenho, a boa vontade, a preocupação e compromisso com o aprendizado do aluno faz destes profissionais merecedores de reconhecimento. Parabéns a toda a equipe.

Por: Edirlaine Geralda Araújo Martins Oliveira

 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br