A fim de dinamizar o ato de ler entre os alunos, o diretório dos Clubes de Leitura Carlos Drummond de Andrade e Cora Coralina sugeriram uma visitação à V Bienal do Livro no dia 19 de abril deste ano.  Assim, duas turmas da escola sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Diretora, Supervisoras Pedagógicas e outros professores mais de sessenta alunos foram para Belo Horizonte.   

Pelas curvas da BR 381 as rodas dos dois especiais declamavam versos de Drummond e Cora até chegarem ao destino final. Ao acessar o espaço, as turmas foram tomadas de encantamento perante a centenas de visitantes e milhares de livros expostos em estandes. A curiosidade, espontaneidade e sede de leitura inundavam cada estudante da Escola Estadual Coronel Francisco Rolla ali presente.  Tal fato levou ao alcance do objetivo proposto através da excursão que é incentivar o gosto pela leitura. Imediatamente passou-se à compra de livros, e mais livros, e mais outros livros de autores diversos da literatura infanto-juvenil. Enfim chegou o momento de assistirem às apresentações artístico-culturais, onde os alunos foram oportunizados de apreciar o “Sarau LeterUau” com declamação de poemas de Manoel de Barros e interação ativa da plateia. Prosseguindo, o segundo momento foi marcado pela dramatização de “Quintal de Histórias”, oportunidade para relembrar diversas músicas da cultura popular que marcaram as brincadeiras de roda na infância dos adultos ali presentes. Ambas as apresentações foram realizadas pela Trupe Gaia que sempre interagia com os estudantes espectadores. Após as apresentações, voltar para São Domingos do Prata tornou-se necessário, dado o compromisso da escola com as  famílias quanto ao horário de retorno. 

No dia seguinte, 20 de abril, a aluna Lorena Luna Ferreira, presidente do Clube de Leitura Cora Coralina, durante o momento cívico-cultural, na escola, fez uso da palavra a fim de repassar para os demais a validade da excursão. Após, os alunos da turma 601 mostraram para os colegas assistentes os livros adquiridos, estimulando-os também a trilharem pelos caminhos da literatura. 

  

Alunos encantam-se com os milhares de livros expostos nos estandes.
Alunos encantam-se com os milhares de livros expostos nos estandes.

 

E.E. Coronel Francisco Rolla marca presença na V Bienal do Livro em Belo Horizonte.
E.E. Coronel Francisco Rolla marca presença na V Bienal do Livro em Belo Horizonte.    

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br