As professoras Flávia Lopes (Língua Portuguesa), Juliana Cota (Geografia), Juliana Viana (Biologia) e Leide Mara Cota (História), da Escola Estadual Marinho Silva da cidade de Rio Piracicaba, realizaram no dia 02 de setembro de 2020, um debate com os alunos do 6º ao 9º Ano sobre a demarcação de territórios indígenas, tomando por base o documentário “Demarcação Já”, do diretor André Vilela d’Elia.

A proposta da atividade foi estabelecer um diálogo entre as disciplinas, em que as professoras procuraram apresentar as questões relacionadas à causa indígena no país, permitindo que os alunos desenvolvam uma visão crítica e cidadã sobre a temática. As professoras ainda lançaram um desafio para os alunos usarem a criatividade e produzirem um desenho ou uma foto com frase de apoio aos índios brasileiros.

Já que desafio lançado é desafio cumprido, os desenhos e fotografias enviados pelos alunos geraram frutos. Com as imagens manifestando apoio à questão indígena foi elaborado um vídeo bem legal com essa galera pra lá de animada e criativa.

Ao fim, as professoras e a equipe pedagógica avaliaram a atividade como muito positiva, pois possibilitou ampliar o aprendizado dos alunos, além de ser um modo de aproximar os alunos da escola nesse tempo de pandemia.

Clique aqui e assista ao vídeo com o resultado desta ação.

Por: Leide Mara Cota e Renata Aparecida Soares Gomes.