width=

 Beatriz Ferreira Augusta de Sá.
Foto: Print do vídeo que pertence ao acervo da Escola.

A Beatriz Ferreira Augusta de Sá é aluna do 6° ano, da Escola Estadual Luíza dos Santos Ferreira, do município de Passabém/MG, e foi a ganhadora do Concurso de Poesia, que está inserido no Projeto “Minha Escola Lê”. Clique aqui, assista o vídeo até o final, e se encante com a beleza das palavras da Beatriz.

O Projeto “Minha Escola Lê” teve início no ano de 2018 com objetivo maior de incentivar a leitura em todos os níveis de ensino da Escola e, consequentemente, que a Biblioteca saísse um pouco das prateleiras e ficasse mais inserida nos espaços de convivência dos alunos.

As atividades são  planejadas e executadas pelas Professoras de Uso da Biblioteca (PUBs) nos dois turnos, contendo cronogramas de execução de acordo com eventos e outras necessidades  de leitura que precisavam ser trabalhadas:

  • Grupos de teatro para apresentação no Festival de Inverno da Escola.
  • Exposições literárias durante o recreio, uma vez por semana.
  • Indicações de livros para o ENEM (Ensino Médio).
  • Hora da Leitura (todas as turmas paravam uma vez por mês para ler algo previamente organizado pelas PUBs).
  • Sorteio de um livro na turma para que o aluno o lesse.
  • Sarau literário para apresentação em eventos da Escola.
  • Rodas de leitura após a leitura de livros pelos alunos.
  • Varal com textos variados para leitura durante o recreio (anos iniciais).

Durante a Pandemia, o Projeto não ficou esquecido e, a cada bimestre são planejadas atividades para serem executadas no Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REAMP). Para os alunos do Ensino Médio, foram indicados filmes e obras literárias  que sempre são cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Após lerem os livros e assistirem aos filmes, são realizadas discussões sobre os mesmos através de Webconferências, inclusive com a participação de Escolas de municípios vizinhos. Nas webconferências, além das PUBs, alguns professores e as Especialistas em Educação Básica (EEBs) também participam.

Já para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, foram propostas, além das indicações de livros literários, elaboração de áudios/vídeos  e comentários sobre os livros lidos nos grupos de whatsapp da Escola. Também  foi proposto um concurso de fotografias de uma paisagem do Município com o nome “Melhor click”, declamações de poemas, coreografias previamente indicadas pelas PUBs e encenações de situações do dia a dia dos alunos.

Devido à distância imposta pela nova realidade vivenciada, tornou-se um pouco mais difícil trabalhar, uma vez que o contato com o outro faz toda diferença, porém, também fomos desafiados a essa nova situação e temos conseguido “colher alguns frutos” do nosso trabalho. 

Por: Leana Bittencourt de Sá, Nilza Maria Duarte e Rosinei A. Assis - PUBS.

 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br