Marlon Sedlmaier de Araújo, 49 anos, do município de Nova Era, na região Central de Minas, é um exemplo de quem está tendo a oportunidade de mudar de vida por meio dos estudos.

Após ficar 20 anos fora da sala de aula, ele recomeçou pela EJA e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

“Fiz o ensino fundamental e médio nesta escola, e depois fui selecionado para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferecido pelo Trilhas de Futuro, em 2022. Agradeço ao governo por tudo que está me proporcionando e aos professores da rede estadual pela dedicação e carinho”, revelou o mecânico.

Para Marlon, a educação é uma porta imensa em meio aos desafios que precisa vencer todos os dias, já que a EJA permitiu que ele fosse selecionado para o Trilhas e se preparasse para mais um passo: fazer a graduação em engenharia de produção. “Podem até roubar minha ideia, mas meu saber ninguém pode levar. Só o estudo abre portas. É nossa maior riqueza”, declarou.

Ampliação da EJA pós-pandemia

Em 2021, pós-pandemia, a modalidade de ensino foi reformulada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para atender as lacunas e os prejuízos causados pelo isolamento social, que dificultou o acesso ao aprendizado das pessoas com mais idade que não sabiam lidar tão bem com a tecnologia.

O atendimento foi ampliado em 43%, em relação ao número de matrículas de 2020. Esse aumento representou um número de 130 mil estudantes atendidos em 1.488 escolas da rede estadual, distribuídas entre unidades prisionais, Cesecs e escolas próprias da rede.

A subsecretária de desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, ressalta que a EJA é uma oportunidade de mudança de vida.

“O impacto maior da oferta da EJA é a inclusão de diversas pessoas no mercado de trabalho e nas oportunidades para seu crescimento pessoal. É importante valorizar a EJA, pois a conclusão dos estudos traz uma perspectiva de vida pessoal e, principalmente, profissional a cada cidadão”, destacou.

“Sabemos também da importância dos Centros Estaduais de Educação Continuada, que dão a oportunidade para o estudante que não finalizou seus estudos no tempo certo, através dos exames de banca”, concluiu a subsecretária.

Seminário de Boas Práticas EJA

Em 27/11 será realizado o 3º Seminário de Boas Práticas das melhores iniciativas da EJA. Neste encontro serão apresentadas as práticas exitosas que foram trabalhadas com os estudantes ao longo do ano.

A partir das práticas escolhidas pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a coordenação da Educação de Jovens e Adultos organizou uma equipe para análise e seleção de seis práticas exitosas, uma de cada polo regional, para apresentação no Seminário e para divulgá-las na 2ª edição da Revista EJA/ Práticas exitosas no ano de 2024.

“Estamos na terceira edição deste evento, que mobiliza SREs, escolas, professores e comunidades escolares no sentido de divulgar o valioso trabalho realizado na Educação de Jovens e Adultos do Estado de Minas Gerais”, diz a coordenadora da EJA na SEE/MG, Denise Jacqueline Silva Oliveira.

“Esta ação, desenvolvida e orientada pela equipe da EJA/SEE/MG, tem motivado as escolas que oferecem EJA a proporcionar atividades que estimulem o engajamento e a motivação dos estudantes contribuindo para a diminuição do abandono e evasão escolares”, explica.

Trecho extraído da matéria: Educação de Jovens e Adultos promove a inclusão social de pessoas de meia-idade e idosos em Minas Gerais

Fonte: www.agenciaminas.mg.gov.br