Em consonância com a semana de educação para a vida, a E.E. Professora Marciana Magalhães desenvolveu entre os dias 20 a 24/11 diversas atividades voltadas à aplicabilidade da Lei nº 10. 639/03.

A programação intitulada como "Semana Afro Educando" foi coordenada pelo Diretor da Escola, Jhonatan dos Santos Ferreira, que é especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais, e toda a sua equipe pedagógica.  Com o tema “ Educar para as relações étnico-raciais no ambiente escolar: tempo de refletir, reconhecer, respeitar e valorizar”, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciarem momentos de bastante aprendizagem por meios dos mediadores e convidados.

Marcou presença a escritora e pesquisadora Leda Maria Lage, momento em que realizou a doação de sua nova obra “O afeto em Drummond: da família à humanidade”.

Para enriquecer mais a semana, a Escola recebeu também a exposição itinerante “ Identidades e Memórias dos quilombos de Itabira”; a presença da artista Divina que retratou em sua arte a presença negra; a exposição Máquinas de Leonardo da Vínci; contou também com a presença de Rose Felix representando a escola do Legislativo e os empreendedores da beleza afro em Itabira Deyvison Araújo e Tininho Brito.

A culminância da semana ocorreu no dia 24/11, marcada pelo lindo desfile afro, momento da valorização da autoestima, do reconhecimento e empoderamento, enquanto comunidade negra que somos.

A gestão reconhece que a semana foi de suma relevância na vida de cada estudante que participou ativamente de todas as atividades. Momentos como essa semana “são ricos em saberes” e fortalece a nossa causa por uma educação antirracista.


Por:

Jhonatan dos Santos Ferreira

Diretor Escolar

E.E. Professora Marciana Magalhães

Registros da "Semana Afro Educando" E.E. Professora Marciana Magalhães (arquivo da E.E. Professora Marciana Magalhães)

 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br