Em consonância com o a lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que versa o ensino da cultura afro brasileira no contexto educacional, a Escola Estadual Professora Marciana Magalhães realizou entre os dias 20 a 25 de novembro de 2016, a 3ª edição do projeto afro educando, que tem como objetivos:

Criar oportunidades para que toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro no brasil e na sua construção da cidadania plena. 

Colocar em discussão uma questão tanto antiga quanto atual como o racismo e o antirracismo no brasil, desenvolvendo assim as competências de reflexão na identidade, de modo a pensar e agir contra todas as formas de discriminação existentes nos ambientes escolares e também fora deles.

Uma iniciativa para fomentar maior proximidade de estudantes com a cultura brasileira além de promover integração entre alunos, pais, professores e comunidade. Esse foi o objetivo do V Festival de Música realizado na Escola Professora Marciana Magalhães, no bairro Gabiroba, em Itabira. O evento embalou a instituição na última semana e despertou novos talentos musicais.

 

TEMA: AS INTERFACES DOS FENÔMENOS ATUAIS: TECENDO UM DIÁLOGO CRÍTICO SOCIAL. DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO.

 

A proposta inicial do 1º seminário de sociologia é desenvolver nos educandos uma maior proximidade com as temáticas atuais, levando-os a um aprofundamento por meio da pesquisa e socialização das ideias através de apresentação dos fenômenos sociais, os quais vêm sendo discutidos e abordados de forma transversal nas aulas das disciplinas de FILOSOFIA E SOCIOLOGIA lecionadas pelo professor Jhonatan dos Santos.

Na Manhã deste 1º de julho aconteceu a 11ª culminância do Projeto: Ler para Crescer da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães. Projeto esse que conta com participação de toda equipe de professores, direção da escola e famílias, tendo como objetivo fazer com que todos os alunos se interessem pela leitura literária e desenvolvam um trabalho com diversos gêneros textuais com o intuito de incentivar a leitura das obras de um determinado autor, ter conhecimento da sua biografia e transformar em teatro trecho de um dos seus livros.

 

 

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