Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Trilhas de Futuro Educadores, maior projeto de formação continuada já oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A oportunidade é voltada a todos os servidores da SEE/MG, efetivos ou contratados, lotados no Órgão Central, nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) ou em entidades vinculadas à Secretaria de Educação. 

“O Trilhas de Futuro Educadores é a maior iniciativa de formação continuada já realizada em Minas Gerais e no Brasil. Nesta edição trazemos um avanço importante, que é também contemplar os servidores da Educação que não são efetivos. Além de ser uma possibilidade de evolução na carreira dos servidores, também é um projeto que representará melhoria na qualidade de ensino para os estudantes mineiros”, afirma o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

O investimento do Governo de Minas nessa nova etapa é de R$ 86 milhões. Serão ofertadas 6 mil vagas para cursos de aperfeiçoamento, 528 para mestrado e 27 para doutorado, em 45 instituições de ensino. O período de inscrição vai até 30 de junho. 

Para se candidatar aos cursos de stricto sensu, é necessário que o servidor seja  efetivo e estável na Secretaria — quem já concluiu o estágio probatório. Já para as vagas nos cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional, podem se candidatar servidores públicos efetivos, contratados e convocados para o exercício de função pública, e de  recrutamento amplo. Os cursos de aperfeiçoamento serão ofertados à distância e os cursos stricto sensu serão ofertados de acordo com a programação da instituição.

 

Inscrições

Os servidores interessados devem acessar o site do Trilhas de Futuro Educadores, no período de 15 a 30 de junho, preencher integralmente a ficha de inscrição e definir o nível, a modalidade e o curso desejado. Haverá um passo a passo orientando o candidato sobre o processo.

No momento da inscrição, o candidato deve escolher apenas um tipo de modalidade: aperfeiçoamento ou stricto sensu. Para os cursos de aperfeiçoamento, os servidores poderão se inscrever em até três temáticas de interesse em duas instituições, por ordem de prioridade. Já para os cursos de stricto sensu, poderão se inscrever em quantos quiser. 

Após a inscrição, o candidato a um curso de aperfeiçoamento deverá aguardar até o dia 12 de julho para conferir o resultado, que será divulgado no mesmo site onde foi feita a inscrição. Os servidores que conquistarem as vagas também receberão um e-mail com a confirmação da alocação. 

O servidor classificado e alocado em alguma das vagas do projeto deverá procurar a instituição de ensino superior para fazer a matrícula, no período de 12 a 28 de julho. É importante frisar que os candidatos dos cursos de pós-graduação stricto sensu farão a inscrição online no site do Projeto Trilhas, mas também deverão se inscrever para o processo seletivo da instituição escolhida, conforme edital próprio. 

Para mais informações, acesse https://trilhaseducadores.mg.gov.br/.

 

Atualmente mais de 6 mil servidores já estão em formação 

A atual gestão vem investindo de maneira significativa em ações estratégicas, de forma contínua, para valorização dos profissionais e servidores da Educação. Atualmente, mais de 6,5 mil servidores da Educação estão matriculados em cursos lato sensu e em formações stricto sensu, ofertados gratuitamente.

O programa foi instituído e normatizado pela Resolução SEE nº 4.697 e Resolução SEE nº 4.3834 e oferece cursos de pós-graduação nas modalidades de aperfeiçoamento, lato sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições de ensino superior do país inteiro, credenciadas pela SEE/MG no projeto. 

 
 

 

 

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