O período de RETIFICAÇÃO da Situação do aluno/2020 termina dia 07 de maio (sexta-feira). Neste dia, todas as escolas estaduais, municipais e particulares deverão estar "FECHADAS".

Em caso de necessidade de retificação dos dados inseridos, o usuário deve ficar atento para "FECHAR" novamente.

A Abertura da “Semana de Educação para a Vida” no CESEC, em Ferros, teve início no dia 19 de novembro, com a Mostra dos trabalhos dos estudantes e da exposição “Ver, Viver e Conviver “, desenvolvida junto com o aluno Gustavo Danilo Soares de Brito Duarte. Contamos com a presença dos alunos do CESEC, da EEPAFA, do Grupo da Felicidade do CRAS e pessoas da comunidade.

Foto 1: Aluno Gustavo com Marina Brito e Daniela. 

Programa de Convivência Democrática

O Programa de Convivência Democrática fundamenta-se nas concepções de Educação em Direitos Humanos e na formação integral dos sujeitos em suas diversas dimensões;

Educar para a promoção, a defesa e a garantia dos direitos humanos, que é a finalidade deste programa, implica o respeito à dignidade da pessoa humana, o reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades no ambiente escolar, assegurando o direito ao acesso e à permanência na escola com qualidade.

Pretende articular projetos e estratégias educativas com outras Ações da SEE:

❖    Programa Escola Aberta Minas Gerais

❖    Ações de Educação Integral

❖    A educação especial na perspectiva da educação inclusiva

❖    Campanha Afroconsciência

❖    Itinerários Avaliativos

Para mais informações sobre o Programa, clique aqui e acesse, também, as orientações abaixo:

Apresentação do Programa de Convivência

Programa de Convivência Democrática

Minuta do Plano de Convivência Democrática

Levantamento de ações em gênero e diversidade

Caderno de orientações

Analista Educacional responsável:

Graziele Alves Ferreira

CONTATOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(31) 3861-5113

 

 


 
 

No dia 07/04/2017, aconteceu mais um plantão com os Inspetores Escolares sob a coordenação da Inspetora Escolar/Assessora Pedagógica, Jânua Caeli Gervásio Galvão. A agenda bem estruturada, teve início com repasse de informações sobre reunião da AMIE - Associação Mineira de Inspetores Escolares pelo representante de nossa regional junto à AMIE, Conselheiro José Tiago Fonseca, acompanhado de seu suplente, Eduardo Antônio Marques.

Nos dias 25 e 26 de abril de 2017, a Superintendência Regional de Ensino de Nova Era recebeu em sua sede as SREs integrantes do Polo do Vale do Aço (que abrange os municípios de Almenara, Araçuaí, Caratinga, Coronel Fabriciano, Guanhães, Manhuaçu, Governador Valadares, Nova Era, Ponte Nova, Teófilo Otoni) para o III Intercâmbio entre Superintendências do Polo, onde foram promovidas trocas de experiências e discutidas ferramentas de monitoramento e gestão da Educação Integral e Integrada nas escolas estaduais mineiras.

Para abrilhantar o encontro, houve várias participações especiais, começando pela ilustre presença de Clélia Márcia da Costa, Coordenadora das Superintendências de Ensino e de Rogéria Freire Figueiredo, Coordenadora Geral da Educação Integral e Integrada da SEE/MG, que falaram sobre as conquistas e desafios da Educação Integral e Integrada em Minas Gerais. Complementando, a Analista Educacional Leonora Campos, membro da Equipe de Monitoramento da Educação Integral e Integrada da SEE/MG, discursou sobre as Diretrizes da SEE na Gestão do Programa de Educação Integral e Integrada. A SRE de Ouro Preto também apresentou o trabalho desenvolvido por sua equipe através da Analista Educacional Deborah Etrusco, que mostrou os avanços e conquistas obtidos por essa Superintendência no gerenciamento do Programa de Educação Integral e Integrada. A Analista Educacional da SRE Nova Era, Eloá Pereira Martins da Costa, e a Assessora Pedagógica, Jânua Caeli Gervásio Galvão,  apresentaram o Projeto Gestão Compartilhada -  GOOGLE DRIVE, que vem sendo implantado pela Divisão de Equipe Pedagógica/Diretoria Educacional/SRE Nova Era, muito elogiado por todos os presentes. Foram alternados momentos de reunião por segmentos e plenária. Ao final, houve a discussão e construção coletiva de uma proposta de formação de Professores e Especialistas e Coordenadores que atuam no Programa.

Participaram do evento todos os diretores das SREs, Assessores Pedagógicos, Supervisores da DIVEP e Analistas Educacionais de Referência das Superintendências do polo. O Intercâmbio foi muito enriquecedor, possibilitando a integração e troca de experiências entre as SREs envolvidas e deixando todos ansiosos pelo próximo Intercâmbio que ocorrerá em Ponte Nova.

"A única coisa mais cara que a educação é a ignorância."

Benjamim Franklin

SRE Nova Era promove Reunião Gerencial por polos com o propósito de reafirmar os papéis dos gestores escolares em suas ações.

A I Reunião Gerencial da SRE Nova Era realizada no mês de março, de 07 a 23/03/2017, com os inspetores Escolares, Diretores e Vice-diretores escolares, a Diretora da SRE, as Diretoras de Diretorias, as Supervisores e Coordenadores das Divisões  formando a equipe da SRE Nova Era, teve uma metodologia intercalada entre a teoria e a prática, abordando uma reflexão qualitativa da proposta atual de gerenciamento x proposta ideal para resultados imediatos e a longo prazo na Escola.

Diretora da SRE Nova Era, polo Nova EraDiretora da SRE Nova Era, polo Nova Era

Foi um momento que permitiu aos gestores o exercício de pensar a escola como uma instituição que precisa melhorar os seus resultados. Para este fim, foi pensada uma agenda ousada que teve como ponto central a discussão acerca da gestão e documentação dos processos que são desenvolvidos na escola a partir da liderança dos gestores. Assim, fundamentou o encontro para efetivar uma gestão de diálogos. Outro ponto alto do encontro, foi o diálogo em torno da necessidade de potencializar os servidores que desempenham os processos nas escolas. Acreditamos que, se bem preparados e apropriados do “como fazer”, os resultados serão positivos. Criar condições de melhorar a qualidade dos serviços prestados com otimização de tempo e espaço é uma tarefa importante e de competência do gestor.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br