Os estudantes das turmas 103, 105, 201 e 202, com orientação das professoras de filosofia, Karina Caetano e Débora Martins, da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, no Município de João Monlevade, estão desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb), com o tema: "Mito da caverna e as sombras contemporâneas no ciberespaço".

O projeto desenvolve pesquisa científica sobre o uso das mídias, tendo como pressuposto teórico o Mito da Caverna de Platão, para refletir sobre os desafios que o fluxo informacional contemporâneo impõe a todos, sobretudo ao público propositor desta pesquisa: adolescentes e jovens. De modo específico objetiva:

1) Motivar os discentes a aprimorar suas capacidades de leitura e interpretação de textos, e de escrita científica.

2) Trabalhar com a problematização do uso da internet a partir da comparação entre as “ciladas do ciberespaço” e o mundo sensível de Platão.

3) Realizar letramento digital sobre os desafios para o uso seguro da internet. Notícias falsas, algoritmos, efeito bolha, discursos de ódio, ciberbullying, superexposição à telas, padrões de beleza nas mídias sociais, são temas que vêm sendo problematizados com e pelos estudantes. Ações de divulgação científica dentro e fora do ambiente escolar sobre segurança no uso das tecnologias também serão desenvolvidas.

Recentemente o grupo de pesquisa realizou seu primeiro trabalho de campo na Gruta de Maquiné, em Cordisburgo/MG. Nesta experiência imersiva foi possível repensar detalhes do texto filosófico "Mito da caverna", estudado pelos discentes. Os ecos, as sombras, as dificuldades para entrar e sair da caverna foram vividos pelos alunos que também puderam imaginar o processo de alienação de alguém que se condiciona sempre ao mesmo ambiente.

Uma parceria com o Programa de Iniciação Científica Jr da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), sob orientação do professor Wagner  Ragi Curi Filho, premiou uma das estudantes do projeto com uma bolsa de estudos com duração de um ano.

O Iceb é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Minas Gerais e objetiva aprimorar as habilidades de pesquisa acadêmica dos estudantes do Ensino Médio, bem como prepará-los para a universidade.

No dia 24/10, às 10h, no auditório do Icea/Ufop, acontece o 1º Seminário de Iniciação Científica. O evento, voltado para seus estudantes, parceiros da Ufop e convidados, onde foi apresentada a pesquisa, "Mito da caverna e as sombras contemporâneas". Além disso, o docente da Ufop e parceiro da pesquisa Wagner Ragi Curi Filho e a professora-pesquisadora Karina Caetano, discutiram os impactos positivos desse tipo de iniciativa na educação. O evento também contou com a presença da Coordenadora de Inspeção da SRE Nova Era, Carolina Flôres.

Karina Caetano
Profª. de Filosofia