A DAFI juntamente com a nutricionista Cinara Fonseca de Castro, realizou no período de 18/07/17 a 03/08/17 a Capacitação de Boas Práticas na Alimentação Escolar para todos os Servidores (Serviços Gerais e Manipuladores de Alimentos) das Escolas Estaduais circunscritas na Superintendência Regional de Ensino de Nova Era.

As capacitações acrescentaram conhecimentos à prática das merendeiras, com informações relacionadas à segurança dos alimentos, a fim de melhorar a qualidade das refeições produzidas e do ambiente de trabalho.

Dentre os assuntos abordados durante o curso destaca- se higiene pessoal, higiene do ambiente, tipos de contaminações nos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminação cruzada, boas práticas na higiene do ambiente, boas práticas na conservação dos alimentos, controle de pragas, além de outros.

Nesse período foram capacitados um total de 560 Servidores em 8 Cidades polo. Foram momentos ricos, em que se ampliou as discussões em torno da Alimentação Escolar.
Durante a conversação, algumas das dificuldades enfrentadas foram apontadas pelas merendeiras. Peloss relatos é necessário que as Escolas priorizem certas mudanças a fim de adequar o ambiente de trabalho dos manipuladores de alimentos.

Ao final de cada curso, cada participante preencheu a Ficha de Avaliação da Capacitação, obtendo resultados bastante satisfatórios em relação ao curso e aos novos conhecimentos adquiridos em relação aos temas abordados.

Diante a boa repercussão das capacitações, a DAFI agradece a presença de todos os participantes, as Escolas sede e a todos os funcionários da DAFI que num trabalho em equipe tornou-se possível a realização de todas as capacitações. Que a busca constante pela segurança e qualidade da alimentação escolar se faça sempre presente.

Capacitação: Boas Práticas da Alimentação Escolar