A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era vem valorizando a produção de suas escolas com a divulgação em um jornal virtual produzido pela equipe regional. A publicação ganhou o nome de “Jornal da Gide da SRE Nova Era” e destaca as ações que cada unidade de ensino produz na Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide).

O trabalho com as 19 escolas estaduais do ensino fundamental teve início em agosto de 2020, impactando positivamente no desenvolvimento pedagógico das instituições e no desempenho dos estudantes. Para divulgar o trabalho realizado pelas escolas, o jornal virtual destaca as principais ações realizadas pelas unidades de ensino, relatos de familiares, estudantes e de profissionais. Além disso, são promovidas trocas de experiências entre as escolas, reconhecendo a dedicação e esforço de todos os envolvidos.

No jornal são abordados temas específicos da Gide, como Planos de ação, Análise de Causas, Implementação dos Planos, Resultados, dicas que podem auxiliar as escolas a aprimorar suas ações.

De acordo com a Coordenadora da Gide na SRE Nova Era, Sara Andrade, a iniciativa facilitou a integração e troca de boas experiências desenvolvidas no segundo semestre do ano que passou. “As escolas ficam muito felizes quando veem que suas ações foram publicadas no jornal. Essa é uma ótima ferramenta para compartilhar os trabalhos desenvolvidos e também para encontrar sugestões e ideias que poderão ser implementadas a partir deste ano.”

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, e, neste ano de 2021, está sendo desenvolvida em mais de mil unidades de ensino.

Fonte: educacao.mg.gov.br