Cinco alunas do Curso Técnico em Enfermagem da E.E. Marques Afonso, do Município de São Domingos do Prata, são classificadas no concurso para provimento de vaga para cargos da Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata. A eficiência nos métodos e estratégias de ensino têm impactado seus estudos de maneira positiva.

 

Raquel Xavier, 20 anos, classificada em 1º lugar no concurso do município, nos conta sua experiência:

 “Fiquei sabendo do concurso público do Prata uns três meses antes da data da avaliação, sendo incentivada pelos meus familiares e pela minha supervisora de estágio (Neide) a fazer prova. No primeiro momento, pensei em estudar através da apostila. Porém, com a rotina de estágio e curso acabei optando por fazer a prova somente para conhecimento, já que nunca havia prestado nenhum concurso público anteriormente. Entretanto, desde o início do curso Técnico em Enfermagem me concentrei nas aulas para acumular o máximo de informações possíveis, realizando, inclusive, anotações baseadas nas matérias ofertadas. Uma semana antes da prova, recordei alguns assuntos principais, e no dia da avaliação fui tranquila, sabendo que a não aprovação não resumiria minha vida. Obs: as disciplinas de Português Instrumental e Aplicada ofertadas pelo curso foram essenciais para minha pontuação (áreas que obtive mais assertividade). Podemos citar algumas ações como: visitas técnicas, aulas inaugurais, doação voluntária de sangue, palestras com profissionais de experiência, treinamento com dicas de relatório de estágio, gincana acadêmica de teoria e prática, participação em passeata da luta antimanicomial, treinamento de Primeiros Socorros, ação social. O Curso Técnico em Enfermagem traz grande e positivo impacto para esta instituição de ensino e para a sociedade pratiana.”

 

Para Maria José dos Santos, 54, aluna do Curso Técnico em Enfermagem, aprovada no concurso em 9º lugar:

 “Resolvi fazer o concurso para testar os meus conhecimentos adquiridos durante a vida e avaliar o meu aprendizado no curso de enfermagem. Com a classificação em 9º lugar no concurso do município, percebi que minha capacidade de interpretação, de raciocínio lógico, foi resgatada, foi aflorada, que meus neurônios ganharam uma nova vida, pois, no curso, somos induzidos a pensar. Os professores nos impulsionam com atividades que ajudam muito nas realizações das questões. No curso de enfermagem, aprendi que ainda sou capaz, inclusive de realizar os sonhos que estavam engavetados, pois fazer um curso de enfermagem era um sonho de anos, que pensava não ser realizado. Ah, vocês ainda ouvirão muito sobre mim, pois não vou parar por aqui, estou construindo a base juntamente com os professores, os colegas de classe, amigos e principalmente minha família, que me ajudam na realização desse SONHO.”

 

Gêisila Ribeiro, 29, que foi aprovada em 19º lugar, também compartilha seu depoimento:

 “Gostaria de expressar minha gratidão, primeiramente a Deus, e à Escola Estadual Marques Afonso, por ter nos dado a oportunidade de fazer um curso de formação técnica. Nesse ambiente acolhedor, estou tendo oportunidade de aprender com professores dedicados e experientes, que nos incentivam a enfrentar desafios com firmeza e perseverança, de que, no fim, tudo dará certo. Além disso, o curso me ajudou a ampliar horizontes e me permitiram desenvolver aptidões e habilidades que serão valiosas ao longo de toda a minha vida. Agradeço, enfim, a todos os profissionais envolvidos nesse projeto educativo, e que nos prepararam para os próximos passos da nossa jornada. E agradecer também a cada colega, com quem também tenho aprendido muito. Faço parte dessa história. Muito obrigada!”

 

Sidnéia Damião, 41 anos, estudante de Enfermagem, ficou no 4º lugar:

 “Sinto muito feliz em ter sido classificada no concurso público da prefeitura de São Domingos do Prata, cidade em que resido praticamente a vida toda. Atualmente, estou cursando técnico em enfermagem na Escola Estadual Marques Afonso e conto com professores qualificados para ensinar e incentivar a ir mais longe. Aprendi a concentrar e interpretar com mais facilidade e ter segurança para ir em busca dos meus objetivos. A EE Marques Afonso e os professores que atuam no curso tiveram um papel muito importante para que eu conseguisse a aprovação, pois foram muitos anos sem estudar, pensei que não daria conta, hoje mais do que nunca me sinto viva, eles abriram minha mente, sempre afirmando que todos nós que estávamos ali éramos capazes. Agradeço à direção da escola e aos professores que sempre acreditaram no potencial dos alunos.”

 

Jéssica Soares, 32 anos, passou em 17º lugar:

“O curso Técnico em Enfermagem sempre foi um sonho almejado por mim. Já havia tentado outras vezes, mas nunca tinha conseguido, quando surgiu essa oportunidade de participar do curso aqui no Marques Afonso, fiquei muito feliz, empolgada. A profissão de Técnico em Enfermagem é linda, você ter a oportunidade de cuidar do outro no momento em que este está mais frágil, mais debilitado, e você estar ali pronta para dar o seu melhor, para que aquele atendimento seja o mais agradável possível; e hoje acredito que estou pronta, encontrei a minha profissão. O caminho percorrido não está sendo fácil, abrimos mão de várias coisas, por vezes tivemos de escolher entre estar com família, amigos, lazeres. O cansaço da rotina às vezes pesa, mas os frutos estão sendo colhidos, prova disso é pela honra e glória de nosso Senhor Jesus ter sido aprovada no concurso público. Não consigo expressar o tamanho da minha felicidade e da minha gratidão a todos que contribuíram para a minha conquista. A escola por ter lutado para trazer este curso tão lindo para nossa cidade; aos ótimos professores que explicam tão bem as disciplinas, pois sem estes ensinamentos não seríamos nada no momento de colocá-los em prática; aos colegas que nos proporcionam trocas maravilhosas que ajudam no nosso crescimento tanto pessoal como profissional. Enfim, o sentimento que hoje trago dentro de mim é Gratidão. E seguirei firme até o fim sendo uma ótima profissional.”

 

De acordo com o Coordenador do curso Técnico em Enfermagem, Maxwel Carlos de Oliveira, este resultado é fruto de muito trabalho, do empenho de toda a equipe e de parcerias enriquecedoras existentes no município.

O foco sempre foi no aluno e em seu desenvolvimento integral. Análises de estudos de caso, aulas interativas, interdisciplinares, dialogadas, com incentivo à busca constante, são realizadas como forma de desafiar o crescimento de cada aluno, relacionando a teoria à prática, tanto em conhecimentos técnicos quanto em habilidades comportamentais.

 “É gratificante contemplar o sucesso dos nossos estudantes devido à importância que o curso representa para o município”, completa o Coordenador, Maxwel.

 

O Curso Técnico em Enfermagem é ofertado gratuitamente, no turno noturno, sendo composto por 31 estudantes matriculados e frequentes, com duração de um ano e meio, visando preparar novos profissionais qualificados para inserção no mercado de trabalho.

 Existem parcerias muito significativas como o Hospital Nossa Senhora das Dores, Corpo de Bombeiros Voluntários, Abrigo São Judas Tadeu e Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial.

A equipe docente e administrativa sente-se honrada e parabeniza os estudantes pelos resultados obtidos.

 

Por: Maxuel Carlos de Oliveira

      Professor e Coordenador do Curso Técnico em Enfermagem 

      E.E. Marques Afonso

 

 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br