SRE Nova Era participa do evento de lançamento do programa Educação que Prospera

No dia 15 de setembro, o Superintendente Joel, a Diretora Educacional Sara, a Coordenadora da Inspeção Keila, os Diretores Escolares Gilmara (EE Nossa Senhora de Fátima, Nova Era), Rita (EE Padre Oswaldo de Podestá, Bela Vista de Minas) e Rubens (EE João XXIII, João Monlevade), e as Professoras Raphaella (Integrante do PRA) e Gláucia (Matemática) […]

16/09/2025
-
3 min de leitura

No dia 15 de setembro, o Superintendente Joel, a Diretora Educacional Sara, a Coordenadora da Inspeção Keila, os Diretores Escolares Gilmara (EE Nossa Senhora de Fátima, Nova Era), Rita (EE Padre Oswaldo de Podestá, Bela Vista de Minas) e Rubens (EE João XXIII, João Monlevade), e as Professoras Raphaella (Integrante do PRA) e Gláucia (Matemática) participaram do evento de lançamento do programa Educação que Prospera, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A iniciativa reconhecerá o trabalho dos profissionais da Educação de acordo com o alcance das metas estabelecidas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as condicionalidades do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O programa contempla todos os profissionais em exercício nas escolas estaduais, nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e na sede da SEE/MG, incluindo professores, gestores, especialistas, técnicos e administrativos.

“Esse prêmio é para valorizar a criança, o adolescente e o jovem mineiro que vão mais longe por conta do trabalho de vocês, que estão na linha de frente das escolas, fazendo com que eles acreditem no poder revolucionário da educação”, destacou o vice-governador Mateus Simões.

A premiação será feita em pagamento eventual, desvinculada do salário, subsídio ou aposentadoria, e será proporcional ao alcance das metas estabelecidas para a rede estadual, conforme o cumprimento das condicionalidades para recebimento da complementação do VAAR, bem como dos resultados oficiais do Saeb e do Ideb 2025.

Segundo o Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, “O Educação que Prospera é uma forma de premiação e de reconhecimento para as escolas que cumprirem a meta estabelecida. Com isso, se Minas cumprir, o Estado receberá um recurso que será dividido para os profissionais que atuam dentro das escolas. Já o pagamento será repassado a partir de 2027, porque é necessário esperar a avaliação do Saeb, marcada para o mês que vem, além da entrega dos resultados, que será divulgada no próximo ano”.

Educação que Prospera marca um novo momento para a rede estadual mineira, reforçando que o trabalho diário realizado nas escolas impacta diretamente no avanço da aprendizagem.

Saiba mais em educacao.mg.gov.br