CESEC Professora Dorinha Ferreira promove projeto interdisciplinar entre os cursos técnicos de Administração e Transações Imobiliárias.
O CESEC Professora Dorinha Ferreira, em Itabira/MG, está desenvolvendo um trabalho inovador de integração entre os cursos técnicos do PRONATEC em Administração e Transações Imobiliárias. A atividade interdisciplinar, intitulada “Plano de Negócios para uma Imobiliária Digital”, tem como objetivo principal estimular o empreendedorismo, a aplicação prática dos conhecimentos técnicos e o uso de soluções digitais […]
O CESEC Professora Dorinha Ferreira, em Itabira/MG, está desenvolvendo um trabalho inovador de integração entre os cursos técnicos do PRONATEC em Administração e Transações Imobiliárias. A atividade interdisciplinar, intitulada “Plano de Negócios para uma Imobiliária Digital”, tem como objetivo principal estimular o empreendedorismo, a aplicação prática dos conhecimentos técnicos e o uso de soluções digitais no mercado imobiliário.
Sob a orientação dos professores responsáveis, os estudantes foram organizados em grupos mistos, compostos por alunos de ambos os cursos, e deverão desenvolver um plano de negócios completo para uma imobiliária fictícia voltada à atuação digital. O projeto integra aspectos de gestão, marketing e ética empresarial com as práticas de mercado e de transações imobiliárias, reforçando a importância da colaboração entre diferentes áreas profissionais.
As atividades serão desenvolvidas em três fases:
Concepção e Análise de Mercado, liderada pelos alunos de Transações Imobiliárias, envolvendo o estudo de nichos, análise SWOT e levantamento de dados locais;
Estratégia de Negócios e Financeira, sob a liderança dos alunos de Administração, que deverão elaborar o plano de marketing digital, o plano operacional e o plano financeiro;
Apresentação e Simulação, etapa final de integração entre os cursos, com entrega do relatório consolidado e apresentação do projeto para uma banca avaliadora composta por professores e convidados.
Entre as orientações práticas destacam-se o uso de ferramentas digitais interativas, como Wordwall e Padlet, e a criação de estratégias de engajamento e marketing para redes sociais, com foco em identidade visual e comunicação ética e transparente.
O trabalho, que valerá 30 pontos, será entregue até o dia 26 de novembro de 2025 (quarta-feira), e as apresentações ocorrerão no dia 3 de dezembro de 2025 (quarta-feira), durante o horário de aula. Cada grupo terá até 20 minutos para expor seu projeto diante da banca.
Os critérios de avaliação incluem organização, clareza, criatividade, integração entre os cursos e cumprimento dos prazos. Além disso, todos os alunos deverão participar ativamente da apresentação, reforçando o compromisso com o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade.
De acordo com os professores orientadores da atividade, o projeto “proporciona aos alunos a vivência prática de situações reais de mercado, estimulando a inovação, o pensamento estratégico e o uso consciente das tecnologias digitais no setor imobiliário”.
Com essa iniciativa, o CESEC Professora Dorinha Ferreira reafirma seu compromisso com a formação técnica de qualidade, promovendo experiências que unem teoria e prática e preparando seus estudantes para os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.