Na última 5ª feira, 04 de Março de 2021, dando seguimento à Semana de Planejamento da retomada do Ciclo Letivo 2020/2021, as Escolas Estaduais Manoel Loureiro e Dona Jenny Faria, em João Monlevade, formaram uma parceria de sucesso para iniciar o processo de formação continuada em trabalho com o tema Ensino Híbrido. A formação se deu no formato de Grupo de Estudos Coletivos, por meio da ferramenta digital Google Meet, em encontro realizado das 18h às 22h.

Com o mote: Ensino Híbrido-Perspectivas Metodológicas e Aplicabilidade Social: Aprofundando conceitos e melhorando entendimentos, as escolas pretenderam iniciar a conversa sobre um assunto tão em voga e necessário, para além dos debates e notícias da internet, aprofundando e ampliando a qualidade do pensamento de ordem superior, a partir de estruturas cognitivas como a analogia, a reflexão conduzida, a ampliação do campo semântico técnico, as comparações, a compreensão do percurso histórico e o aprofundamento teórico dos referenciais que elucidam conceitos, metodologias e o processo estrutural que organiza esse modelo de ensino.

A ideia é elaborar e construir um processo de formação continuada em trabalho considerando a análise e a reflexão sobre a própria prática, bem como a construção de novos paradigmas, a partir da clareza do entendimento e a experimentação conduzida e amparada pelos colegas e pelo corpo pedagógico das escolas. Temos consciência de que o mais novo e elaborado pensamento pedagógico mundial a respeito do Ensino Híbrido nos conduz ao entendimento do paradigma do Ensino Onlife, o qual Paulo Freire já recomendava desde meados das décadas de 70/80 do século passado, uma vez que o ecossistema educacional está cada vez mais interligado às comunicações e às distintas atuações do sujeito no mundo híbrido que não mais se divide em analógico ou digital, completo de sentido em si mesmo.

Figura 1 e 2: Print feito pelo Diretor da EE Manoel Loureiro Joel dos Santos Pereira durante a formação.

Por: Joel dos Santos Pereira