Aluna Gabrielle Soares Coelho
Foto: Douglas Júnior D. Silva

As professoras da E.E. Antônio Martins Pereira do Município de Itabira, distrito de Senhora do Carmo, Inês dos Reis Marques - 1º ano do E.F e Marta Fonseca Borges Silva - 2º ano do E.F, com o apoio da professora eventual, Jane Lúcia Duarte Bretas, da PEUB Rosaly Ângela Figueiredo e acompanhamento da especialista Yasmin Lorena Vieira, conseguiram o improvável: alfabetizar alunos durante o REANP.

Os Alunos Letícia Sá Oliveira e Ian Carlos Oliveira ainda não haviam desenvolvido as habilidades necessárias para a leitura e escrita antes do REANP, porém com o acompanhamento e rotina de leitura através de vídeos e áudios com as professoras, conseguiram se desenvolver e hoje leem com desenvoltura. A aluna Gabrielle Soares Coelho que antes lia, porém ainda com algumas limitações, hoje já lê sem maiores dificuldades. Da mesma forma o aluno Kauan Pacheco Batista, que durante o REANP desenvolveu de forma significativa suas habilidades na leitura e escrita. Vale ressaltar que o apoio e acompanhamento dos pais foi fundamental para o êxito no desenvolvimento das crianças.

A dinâmica do trabalho das professoras e da especialista consiste no envio de pastas organizadas por aluno com atividades complementares de leitura avulsas e livros de literatura, juntamente com os PETs. Alguns PETs e atividades são adaptadas conforme a dificuldade de cada um deles. Eles fazem a leitura por vídeo chamada via aplicativo de WhatsApp, para as professoras, as vezes por áudio, dessa mesma forma são executadas as atividades do PET, havendo uma maior interação entre aluno e professor. A rotina de leitura acontece uma vez por semana com o professor regente e em mais dias com a PEUB e eventual conforme cronograma elaborado por elas.

 Aluno Ian Carlos Oliveira
Foto: Douglas Júnior D. Silva

 Aluno Kauan Pacheco Batista
Foto: Douglas Júnior D. Silva 

 Aluna Letícia Sá Oliveira
Foto: Douglas Júnior D. Silva

 

 

Por Mariluce Soares Condessa

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br