Uma nova maneira de enxergar, analisar e complementar o PET durante o  REANP a partir da Matriz Curricular.

Diante da proposta do teletrabalho, apresentamos dúvidas e  dificuldades de como colocaríamos em prática o “novo”. Fez-se necessário, um alinhamento das ações junto à equipe pedagógica, de como executaríamos este atendimento aos alunos e da melhor forma possível, para dar continuidade ao ensino aprendizagem. 

Portanto, as reuniões de Módulo II, são realizadas através de ferramentas tecnológicas, como por exemplo: a realização de reuniões através do Google Meet e levantamento de dados por formulários Google enviados aos professores, alinhamos nosso trabalho e ações numa troca rica e criativa. Nossa busca foi dar continuidade ao ensino aprendizagem utilizando de estratégias que atendessem os alunos em suas diversas realidades. Estas ações foram apresentadas à equipe no documento “Alinhamento das Ações”. Debatemos e complementamos estratégias de atendimento. Ações que acrescentamos através da revisão do nosso PPP (Projeto Político Pedagógico) em teletrabalho.

Percebemos que ao se tratar de aprendizagem, nosso guia é a matriz referência de 2020 ,que havíamos iniciado nosso trabalho. Diante da matriz,a SEE (Secretaria de Estado de Educação) forneceu os PETs (Planos de Ensino Tutorados) Volumes 1 e 2, que foram abordando as e contemplando as habilidades necessárias para cada ano de escolaridade (1º ao 5º ano do ensino fundamental). Propus neste momento aos professores um estudo e reflexão da matriz em paralelo aos PETs, para que realizássemos uma comparação das habilidades e as estratégias utilizadas para trabalhá-las. Esta análise será fundamental também para que possamos realizar uma futura avaliação diagnóstica das turmas ao retornarmos ao trabalho presencial e traçarmos no PPP novas estratégias e intervenções para aprendizagem. 

Nossa equipe pedagógica vem apresentando uma busca constante através de nossos esforços em dedicarmos a aprendizagem dos alunos neste período de isolamento social e buscando traçar metas para um futuro retorno. Compreendo enquanto EEB (Especialista de Educação Básica) que este atendimento de teletrabalho proposto pela SEE MG, no momento é fundamental para preservarmos a saúde e o bem estar de nossas crianças.  

Relato feito por Patrícia Lage Quintão, Especialista em Educação Básica na Escola Estadual Silveira Drumond, da cidade de Ferros/MG.

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