Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - Encceja Nacional

O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Todas as diretrizes, procedimentos e prazos para realização do Exame constam do Edital n. 101, publicado em 26/11/2020, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O participante inscrito que não compareceu para realização das provas de todas as áreas do conhecimento no Encceja 2019 deverá justificar sua ausência para a realização da inscrição no Encceja Nacional 2020, conforme previsto no Edital.

De 14 a 20 de dezembro de 2020, os potenciais participantes poderão justificar suas ausências na edição de 2019 do exame, se for o caso.

O participante que não justificar sua ausência no Encceja Nacional 2019 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40,00 (quarenta reais), por meio de GRU Cobrança e poderá ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

No ato da inscrição o candidato deverá optar pela Instituição Certificadora de acordo com o Anexo III do Edital n. 101/2020. Para obter a Certificação o participante deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a Declaração Parcial de Proficiência e/ou a Certificação de Conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, levando em consideração a nota obtida, a pontuação mínima sugerida pelo Inep. O participante que optar pela “Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais” terá a Certificação emitida por uma escola estadual credenciada, sendo a Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, município de Nova Era, responsável pela Certificação, na jurisdição da SRE Nova Era.

A inscrição no Encceja Nacional 2020 deverá ser feita das 10h do dia 11 de janeiro de 2021 às 23h59 do dia 22 de janeiro de 2021 (horário de Brasília-DF), no endereço: <enccejanacional.inep.gov.br/encceja> . Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados.

As provas serão realizadas no dia 25 de abril de 2021. Na jurisdição da SRE Nova Era ocorrerão nos municípios de Nova Era e Itabira conforme Edital n. 101/2020. 

O Encceja Nacional 2020 é estruturado a partir de Matrizes de Referência, disponíveis na página do Inep no endereço:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos, onde poderão ser acessados o material para estudo. 

O Exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo trinta questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. 

As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares: 

DO ENSINO FUNDAMENTAL - Prova I: Ciências Naturais: Ciências; Prova II: Matemática: Matemática; Prova III:: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Prova IV: História e Geografia.

DO ENINO MÉDIO: Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; Prova II: Matemática e suas Tecnologias: Matemática; Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa com redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física; Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de Redação.

O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço eletrônico, em data a ser divulgada pelo Inep. É de responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço <enccejanacional.inep.gov.br/encceja> 

Não perca sua inscrição! 

Mais informações no Edital n. 101, de 26/11/2020

 

 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br