Com o objetivo de alinhar ações, compartilhar práticas e orientar procedimentos, a Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino Nova Era, por meio da Divisão de Equipe Pedagógica - DIVEP,  realizou  o segundo encontro de formação para todos os Professores para o Ensino do Uso de Biblioteca - PEUB, em exercício nas Escolas Estaduais, nos dias 03,08 e 09/10/2019.

O tema apresentado foi: Biblioteca Escolar organização do espaço e formação de leitores. A capacitação propôs que fosse feita uma forma de organização da Biblioteca Escolar, baseada na classificação DDC(Classificação Decimal de Dewey). A capacitação também trouxe a oportunidade do PEUB se integrar, ambientar e socializar experiências vivenciadas em seu dia a dia no local de trabalho com servidores de outras escolas.

A Biblioteca Escolar é um espaço democrático conquistado e construído através do  fazer coletivo e nesse sentido foi ressaltada a importância da figura do PEUB, que deve ser o conector das informações em qualquer suporte e formato com sua comunidade educacional. Também foi enfatizado a importância da cooperação entre PEUB e professores regentes em favor do aluno: há uma forte relação entre o desempenho dos alunos e as bibliotecas escolares.

Como desafio para os PEUB’s no encerramento de 2019 e para o início de 2020 foram colocadas as seguintes ações:

• Reorganização de suas práticas educativas;
  • Falar a mesma linguagem dos alunos frente à era tecnológica em que vivemos;
  • Incentivar o protagonismo juvenil;
  • Relacionar e trabalhar com suportes diversos

Os  Professores para o Ensino do Uso de Biblioteca sentiram-se valorizados e participaram de forma ativa na capacitação. Elogiaram a nova proposta e tem expectativa de boas melhoras em seu ambiente de trabalho. A contribuição deles é fundamental dentro do ambiente escolar para o sucesso da aprendizagem.

Livros para doação