A SRE Nova Era teve a oportunidade de receber por meio da EE Odilon Behrens, na fase de Correção de Rotas do Programa Jovem de Futuro/CdG, conduzida pela Inspetora Escolar Lúcia Inocêncio, o acompanhamento da equipe do EMTI, representada pelo analista Jefferson Paiva e da representante do Instituto Unibanco, Flávia Costa. Foi uma ação na qual a escola foi pioneira na participação. Também estiveram presentes a referência na SRE Nova Era no Projeto Jovem de Futuro/CdG Flávia Crisóstomo e a Co-coordenadora da Inspeção Escolar na SRE Nova Era Tereza Ferreira Oliveira.

O projeto Jovem de Futuro/CdG tem como foco a gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem. Foi concebido e desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto ICE para contribuir com uma educação pública de qualidade que garanta o acesso, a permanência e a conclusão dos jovens no Ensino Médio, proporcionando o aprendizado esperado no tempo adequado.

Essa é uma ação que visa enriquecer o acompanhamento do Inspetor Escolar nas reuniões do Jovem de Futuro/CdG junto com as escolas e também é um momento de diálogo quando são colocados pontos de melhoria tanto para a execução do plano de ação da escola como para a execução do modelo na Rede de Minas Gerais.
A EE Odilon Behrens tem uma equipe escolar muito alinhada e atuante, e, como resultado, colhe frutos muito positivos em sua comunidade escolar.  O foco em resultados de aprendizagem estabelece um farol no caminho da garantia do direito à educação de qualidade. A escola percebe que o Circuito de Gestão contribui efetivamente no alcance da meta da escola e na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Foi um momento muito importante no qual a escola mostrou todas as ações que estão desenvolvendo em seu plano de ação, seu planejamento e também como é realizado o acompanhamento das mesmas. A Equipe Escolar também conseguiu demonstrar suas boas práticas e o desafio que enfrenta no atual momento: Como acolher o estudante nesse retorno híbrido e engajá-lo novamente em uma rotina na escola? Como reestabelecer o vínculo com o estudante no retorno híbrido? Esse é um dilema vivenciado por várias escolas. Esse e outros desafios nos convocam para a necessidade de pensarmos em caminhos que promovam mudanças nas práticas educacionais.
Nesse encontro, foi possível verificar que o Circuito de Gestão está caminhando de forma positiva no espaço escolar da EE Odilon Behrens.
Logo após, a SRE Nova Era participou de um encontro para uma conversa aberta e um feedback com o analista Jefferson Paiva e da representante do Instituto Unibanco Flávia Costa, com as analistas Vilma Souza e Ivani Martins, que acompanham o EMTI na SRE Nova Era, a Inspetora Escolar Lúcia Inocêncio e a referência na SRE Nova Era no Projeto Jovem do Futuro/CdG Flávia Crisóstomo.

Esse momento também trouxe contribuições assertivas ao trabalho desenvolvido junto à escola e foi uma culminância para constatação das conquistas alcançadas pela escola em resultados práticos e facilmente comprováveis, dentro de cada um dos resultados esperados com a execução do Projeto Jovem de Futuro/CdG.  O Projeto Jovem de Futuro/CdG com sua matriz lógica, convida a escola a olhar sua realidade: do ponto de partida (situação atual); o caminho que pretende percorrer (plano de ação) e visualizar o ponto de chegada (resultados esperados).