Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica - SAEB
Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica - SAEB
A avaliação do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica - SAEB, importante momento de diagnóstico da política educacional, acontecerá entre os dias 28/10 e 08/11 para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de forma amostral; para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, de forma censitária.
Essa ação permitirá conhecer a realidade educacional de cada uma das escolas, aprimorar e propor políticas públicas mais assertivas.
A Secretaria de Estado de Educação/SRE Nova Era encaminhara orientações de organização do processo pela Escola que será acompanhada pelos Analistas Educacionais e Inspetores Escolares para a excelência da ação.
Seguem orientações quanto aos procedimentos a serem realizados antes e no dia da aplicação da avaliação, conforme quadro abaixo:
ANTES DA APLICAÇÃO
NO DIA DA APLICAÇÃO
Divulgar a data de aplicação da avaliação do SAEB à comunidade escolar, através de bilhetes e cartazes.
Divulgar no grupo de pais e responsáveis a importância da participação dos estudantes na avaliação do SAEB.
Incentivar o protagonismo do Grêmio Estudantil para diálogo com os estudantes sobre a importância da participação na avaliação do SAEB. Caso a escola não tenha Grêmio Estudantil, deverá articular com o professor referência. No caso de ausência do Grêmio Estudantil e do professor referência, alinhar com os EEB diálogo com os representantes de turmas, para que eles realizem bate-papo com seus colegas de sala.
Verificar se as turmas que farão a avaliação estão em salas com localização adequada, para evitar que qualquer barulho ou situação adversa comprometa a concentração dos estudantes.
Alterar as datas de atividades externas ou culminância de projetos, caso coincidam com a aplicação da avaliação do SAEB.
Garantir que todos os servidores administrativos estejam à disposição no apoio e suporte dos aplicadores no dia da avaliação, propiciando um bom atendimento aos estudantes.
Garantir que todos os estudantes presentes na escola estejam em sala de aula, para o início da avaliação.
Conferir com os aplicadores se todos os malotes de avaliação das turmas agendadas estão disponíveis para aplicação.
Verificar se não há barulho ou situação adversa que comprometa a concentração dos estudantes.
Verificar se o horário do intervalo/recreio foi adequado para não prejudicar os estudantes que estão fazendo a avaliação.
É importante refletir que a organização e a preparação das avaliações do SAEB são pontos essenciais para que a escola realize todo o processo de forma tranquila.