A avaliação do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica - SAEB, importante momento de diagnóstico da política educacional, acontecerá entre os dias 28/10 e 08/11 para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de forma amostral; para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, de forma censitária.

Essa ação permitirá conhecer a realidade educacional de cada uma das escolas, aprimorar e propor políticas públicas mais assertivas. 

A Secretaria de Estado de Educação/SRE Nova Era encaminhara orientações de organização do processo pela Escola que será acompanhada pelos Analistas Educacionais e Inspetores Escolares para a excelência da ação.

Seguem orientações quanto aos procedimentos a serem realizados antes e no dia da aplicação da avaliação, conforme quadro abaixo:

ANTES DA APLICAÇÃO   NO DIA DA APLICAÇÃO  
  1. Divulgar a data de aplicação da avaliação do SAEB à comunidade escolar, através de bilhetes e cartazes.

  2. Divulgar no grupo de pais e responsáveis a importância da participação dos estudantes na avaliação do SAEB.

  3. Incentivar o protagonismo do Grêmio Estudantil para diálogo com os estudantes sobre a importância da participação na avaliação do SAEB. Caso a escola não tenha Grêmio Estudantil, deverá articular com o professor referência. No caso de ausência do Grêmio Estudantil e do professor referência, alinhar com os EEB diálogo com os representantes de turmas, para que eles realizem bate-papo com seus colegas de sala.

  4. Verificar se as turmas que farão a avaliação estão em salas com localização adequada, para evitar que qualquer barulho ou situação adversa comprometa a concentração dos estudantes.

  5. Alterar as datas de atividades externas ou culminância de projetos, caso coincidam com a aplicação da avaliação do SAEB.

  6. Garantir que todos os servidores administrativos estejam à disposição no apoio e suporte dos aplicadores no dia da avaliação, propiciando um bom atendimento aos estudantes.

 

  1. Garantir que todos os estudantes presentes na escola estejam em sala de aula, para o início da avaliação.

  2. Conferir com os aplicadores se todos os malotes de avaliação das turmas agendadas estão disponíveis para aplicação.

  3. Verificar se não há barulho ou situação adversa que comprometa a concentração dos estudantes. 

  4. Verificar se o horário do intervalo/recreio foi adequado para não prejudicar os estudantes que estão fazendo a avaliação.

 


É importante refletir que a organização e a preparação das avaliações do SAEB são pontos essenciais para que a escola realize todo o processo de forma tranquila.

Veja a mensagem do Governador e da Secretária de Educação sobre o SAEB.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br