MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE CONTRASTE: FONTE:

A Polícia Militar de Nova Era realizou no dia 18 de maio, na Quadra Poliesportiva anexa à Escola Municipal Estação Crescer, a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, para estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Padre Vidigal e Escola Municipal Estação Crescer, ambas de Nova Era. O evento contou com a participação do Tenente Coronel Fábio Barcelos de Barros, Tenente Evaldo da Silva Moreno, o Instrutor do PROERD, Sargento Luiz Cláudio Duarte Ramos, Diretoras e Professores das escolas participantes e Diretora da SRE Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão. Houve entrega de Medalhas e Certificados para as melhores redações, redigidas pelos formandos, e homenagem ao Instrutor do PROERD. Não poderia faltar também a participação do “Leão Daren” mascote do PROERD, que foi recebido com muito entusiasmo pelos formandos.

O principal objetivo do PROERD é desenvolver habilidades que permitam que os estudantes conduzam suas vidas de maneira segura e saudável, longe do uso de drogas e da violência.

 Por Irany Margarida Magalhães Lage – Analista Educacional/SRE Nova Era

 

APRESENTAÇÃO 

Programa de Educação Básica Integral de Minas Gerais tem sua concepção inspirada no ideal antropológico de educação anunciado pela Constituição Federal (Art. 205) como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

E foi nessa perspectiva de integralidade da ação educativa que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aderiu ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), estabelecido pela Portaria MEC 727 de 13 de junho de 2017, regulamentada pelo Decreto Estadual 47.227 de 02 de agosto de 2017.

As Diretrizes Pedagógicas e Operacionais do Programa do Ensino Médio em Tempo Integral nas dimensões pedagógica e de gestão foram incorporadas em convergência e à luz da conceituação e expertise do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação- ICE, com o qual a SEE MG MG/MG firmou uma parceria na implementação do Modelo da Escola da Escolha e suas inovações em conteúdo, método e gestão.

No segundo semestre de 2019, este modelo Pedagógico e de Gestão foi implantado em 71 escolas. O Governo de Minas Gerais, entendendo os benefícios da educação de tempo integral no Ensino Médio, expandiu o Programa para mais 210 escolas, totalizando 281 unidades escolares para 2020. Dessas, 43 ofertarão Ensino Médio Integral Profissional. Dada a amplitude, complexidade e relevância da pauta, a SEE MG MG angariou novos parceiros para o ano de 2020, com expertises diversas, para agregar qualidade à consecução da proposta.

Este documento guiará as práticas na operacionalização do Programa.

 

 ESCOLAS INTEGRANTES  

         2020 

  • E.E.José Martins Drumond - Dionísio
  • E.E. Ponciano Pereira da Costa - Ferros
  • E.E. Professor Emílio Pereira de Magalhães - Itabira
  • E.E. Professor Manoel Soares - Ipoema - Itabira
  • E.E. Dona Jenny Faria - João Monlevade
  • E.E. Odilon Behrens - São Sebastião do Rio Preto 
  • E.E. Mestre Zeca Amâncio - Itabira
  • E.E. Marques Afonso - São Domingos do Prata
  • E.E. Agenor Guerra - Santa Maria de Itabir

 

           2019

  • E.E. Mestre Zeca Amâncio - Itabira
  • E.E. Marques Afonso - São Domingos do Prata
  • E.E. Agenor Guerra - Santa Maria de Itabira  

 

PROPOSTA EDUCATIVA

A proposta educativa do Programa Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI tem como ideal formativo a formação de jovens autônomos, solidários e competentes, comprometidos e empreendedores de seus Projetos de Vida. A proposta educativa foi construída em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação - ICE, que idealizou o Modelo da Escola da Escolha, sobre o qual discorreremos alhures.

 

BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral de Minas Gerais tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e de exercício efetivo da cidadania.

Os Modelos Pedagógicos e de Gestão do EMTI possuem como centralidade o jovem e seu Projeto de Vida. Isso significa que todo o Currículo, todos os processos pedagógicos e todas as ações da escola de EMTI devem ser movimentados para garantir que o estudante tenha condições de concretizar seu Projeto de Vida.

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral é fundamentado nos Princípios Educativos do Modelo Escola da Escolha e operacionalizado pelo currículo cuja prática pedagógica se orienta por três Eixos Formativos: Formação Acadêmica de Excelência, a Formação para a Vida e a Formação de Competências para o Século XXI.

 

 

 

Para o Ensino Médio, os quatro Princípios Educativos devem orientar a postura, as atitudes e as práticas educativas em alinhamento conceitual e filosófico com as bases teóricas sustentadoras do Programa. São eles: a Pedagogia da Presença, os Quatro Pilares da Educação, a Educação Interdimensional e o Protagonismo.

 

ORIENTAÇÕES

Documento Orientador 2020 NOVO!

Documento Orientador 2019 

Documento Orientador 2018

Orientações Ensino Médio Integral e Integrado - Oficio Circular SB/SEM/DIEM 274/2017

MATERIAIS DIVERSOS - Ensino Médio Integral 

Matrizes  

Documento Orientador EMTI

Informativo 01 - 2020

PET - Documento  Orientador 

PET _ VOLUME 1:

PET - 1º ano Ensino Médio Integral 

PET - 2º ano Ensino Médio Integral 

PET - 3º ano Ensino Médio Integral 

 

PET- VOLUME 2: 

PET - 1º ano Ensino Médio Integral 

PET - 2º ano Ensino Médio Integral

PET - 3º ano Ensino Médio Integral 

 

RESPONSÁVEIS:

Ivani Carvalho Martins - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Flávia Crisóstomo - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CONTATOS

(31) 3861-5113/5102

 

 

 

Disponibilizado aos profissionais desde março de 2017, o Diário Escolar Digital (DED) já faz parte do cotidiano das escolas estaduais, sendo utilizado por mais de 87% dos profissionais que se cadastraram para utilizar esta ferramenta. Atualmente, 87.359 professores da rede estadual e 6.972 especialistas aderiram ao sistema, que tem por objetivo aprimorar os processos educacionais no Estado.

O Diário Escolar Digital é uma ferramenta que está sendo implantada de forma gradativa, e está aberta a colaboração de todos. Reclamações, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o email sre.novaera.sedine@educacao.mg.gov.br.

 

Release 1.2.0

Release 1.1.18

Passo a Passo- Recuperação, Fechar e Abrir Semestre

HOTSITE

 

Comunicamos que nos dias 01/11/2017, 02/11/2017 e 03/11/2017, não haverá expediente nesta Superintendência Regional de Ensino em virtude do Dia do Servidor Público e Feriado Nacional.

 

Em 26 de outubro a Supervisora da Divisão de Atendimento Escolar/SRE Nova Era Jacqueline Magalhães Perdigão Fraga , participou da Reunião Técnica com a Equipe da Superintendência de Organização Educacional/SEE/MG, com o senhor Marco Antônio de Resende Diretor da Diretoria de Planejamento do Atendimento Escolar , para estudo das  Resoluções CEE 443/2001 e 449/2002, na Cidade Administrativa, com o objetivo de capacitar as equipes das escolas da nossa jurisdição.Confirmando mais uma vez a parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e a Superintendência Regional de Ensino. 

Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD)

 

“O Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado pretende mudar a trajetória escolar dos alunos não alfabetizados inseridos nas turmas de 4º ao 9º ano, acreditando que o trabalho pautado na afetividade, no reconhecimento da história escolar e de vida do estudante, no investimento e diversificação dos procedimentos didáticos e na ampliação das possibilidades de uso da leitura e da escrita em contextos sociais significativos possibilitará atingirmos nossos objetivos”. Equipe Currículo e Formação – SEE/MG.

Foi com este propósito que a Equipe Currículo e Formação da SEE/MG enviou para todas as SRE’s e escolas o anexo I da Orientação nº 06, de 03/04/2017 SEE/SB/SIF/DIEF com as orientações para a execução do Projeto APD. As escolas foram incumbidas de enviar para as SRE’s seus projetos elaborados a partir do diagnóstico dos níveis de leitura e escrita e ainda dos conhecimentos matemáticos básicos dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, as análises das SRE’s foram encaminhadas à SEE para aprovação do professor alfabetizador, o qual seria destinado prioritariamente às escolas ofertantes de anos finais do Ensino Fundamental.

Mesmo não contando com o professor alfabetizador para execução do projeto, as escolas devem desenvolvê-lo com as outras pessoas envolvidas na escola (Diretor, Vice-Diretor, Especialista, Professor de Biblioteca, Eventual, Professores regentes de aulas e Professores da Educação Integral).

Na SRE Nova Era, nove escolas foram contempladas com os professores alfabetizadores:

- E E Antônio Linhares Guerra (Itabira)

- E E da Fazenda da Betânia (Itabira)

- E E Dona Jacy Francisca Garcia (Dionísio)

- E E Dr. Costa (Santa Maria de Itabira)

- E E Louis Ensch (João Monlevade)

- E E Padre Oswaldo de Podestá (Bela Vista de Minas)

- E E Professor Emílio Pereira de Magalhães (Itabira)

- E E Professor Manoel Soares (Itabira)

- E E Professora Palmira Morais (Itabira)

Sugestões de Atividades: 60 Lições e O Sonho de Renato 

 

 

 

SRE Nova Era
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