MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE CONTRASTE: FONTE:

Educação Integral e Integrada - Ensino Médio

APRESENTAÇÃO

Programa de Educação Básica Integral de Minas Gerais tem sua concepção inspirada no ideal antropológico de educação anunciado pela Constituição Federal (Art. 205) como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

E foi nessa perspectiva de integralidade da ação educativa que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aderiu ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), estabelecido pela Portaria MEC 727 de 13 de junho de 2017, regulamentada pelo Decreto Estadual 47.227 de 02 de agosto de 2017.

As Diretrizes Pedagógicas e Operacionais do Programa do Ensino Médio em Tempo Integral nas dimensões pedagógica e de gestão foram incorporadas em convergência e à luz da conceituação e expertise do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação- ICE, com o qual a SEE MG MG/MG firmou uma parceria na implementação do Modelo da Escola da Escolha e suas inovações em conteúdo, método e gestão.

No segundo semestre de 2019, este modelo Pedagógico e de Gestão foi implantado em 71 escolas. O Governo de Minas Gerais, entendendo os benefícios da educação de tempo integral no Ensino Médio, expandiu o Programa para mais 210 escolas, totalizando 281 unidades escolares para 2020. Dessas, 43 ofertarão Ensino Médio Integral Profissional. Dada a amplitude, complexidade e relevância da pauta, a SEE MG MG angariou novos parceiros para o ano de 2020, com expertises diversas, para agregar qualidade à consecução da proposta.

Este documento guiará as práticas na operacionalização do Programa.

ESCOLAS INTEGRANTES

• E.E.José Martins Drumond - Dionísio
  • E.E. Ponciano Pereira da Costa - Ferros
  • E.E. Professor Emílio Pereira de Magalhães - Itabira
  • E.E. Professor Manoel Soares - Ipoema - Itabira
  • E.E. Dona Jenny Faria - João Monlevade
  • E.E. Odilon Behrens - São Sebastião do Rio Preto
  • E.E. Mestre Zeca Amâncio - Itabira
  • E.E. Marques Afonso - São Domingos do Prata
  • E.E. Agenor Guerra - Santa Maria de Itabir

• E.E. Mestre Zeca Amâncio - Itabira
  • E.E. Marques Afonso - São Domingos do Prata
  • E.E. Agenor Guerra - Santa Maria de Itabira

PROPOSTA EDUCATIVA

A proposta educativa do Programa Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI tem como ideal formativo a formação de jovens autônomos, solidários e competentes, comprometidos e empreendedores de seus Projetos de Vida. A proposta educativa foi construída em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação - ICE, que idealizou o Modelo da Escola da Escolha, sobre o qual discorreremos alhures.

BASES E FUNDAMENTOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral de Minas Gerais tem o compromisso de promover a formação integral e a inclusão social dos adolescentes e jovens, propiciando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e de exercício efetivo da cidadania.

Os Modelos Pedagógicos e de Gestão do EMTI possuem como centralidade o jovem e seu Projeto de Vida. Isso significa que todo o Currículo, todos os processos pedagógicos e todas as ações da escola de EMTI devem ser movimentados para garantir que o estudante tenha condições de concretizar seu Projeto de Vida.

O Programa de Ensino Médio em Tempo Integral é fundamentado nos Princípios Educativos do Modelo Escola da Escolha e operacionalizado pelo currículo cuja prática pedagógica se orienta por três Eixos Formativos: Formação Acadêmica de Excelência, a Formação para a Vida e a Formação de Competências para o Século XXI.

Para o Ensino Médio, os quatro Princípios Educativos devem orientar a postura, as atitudes e as práticas educativas em alinhamento conceitual e filosófico com as bases teóricas sustentadoras do Programa. São eles: a Pedagogia da Presença, os Quatro Pilares da Educação, a Educação Interdimensional e o Protagonismo.

ORIENTAÇÕES

Documento Orientador 2020 NOVO!

Documento Orientador 2019

Documento Orientador 2018

Orientações Ensino Médio Integral e Integrado - Oficio Circular SB/SEM/DIEM 274/2017

MATERIAIS DIVERSOS - Ensino Médio Integral