Durante o mês de maio aconteceu, em cinco Polos, o 1º Encontro Pedagógico de 2017, promovido pela Divisão de Equipe Pedagógica, da Diretoria Educacional desta SRE, com o objetivo de formação, orientação, informação sobre projetos da SEE em andamento e troca de experiências entre os Especialistas em Educação Básica das escolas estaduais da nossa jurisdição.

 

As reuniões foram realizadas no município de Itabira, nos dias 11 e 12, em João Monlevade, no dia 15, Nova Era, dia 19, São Domingos do Prata, dia 23 e Santa Maria de Itabira, dia 24. Estiveram presentes 133 profissionais, sendo 103 Especialistas em Educação Básica, 11 Inspetores Escolares, 15 representantes das Secretarias Municipais, 03 Diretores Escolares, além da Diretora da SRE Nova Era, Cleide Maria Martins Lopes da Costa, no Polo João Monlevade.

Os encontros foram conduzidos pela Assessora Pedagógica da SRE Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão, e pela Supervisora da Divisão de Equipe Pedagógica - DIVEP, Geralda Aparecida Dias (Ladinha), e contou com a participação da Analista Educacional referência do Programa de Convivência Democrática, Graziele Alves Ferreira, e também da Coordenadora Pedagógica da DIVEP, Melissa Rezende Trajano, que tratou de assuntos relacionados à participação estudantil e aos Itinerários Avaliativos.

Foram abordados temas relacionados às atribuições dos Especialistas em Educação Básica definidos em Resolução específica, com ampara no Guia do Especialista e no Manual de Boas Práticas. Os profissionais puderam refletir sobre suas práticas e sobre a importância da organização e priorização de tarefas ao longo do dia, ou da semana, de forma a atender, não apenas o que a Secretaria de Estado de Educação solicita, mas as demandas da escola, dos professores e dos alunos.

Como resultado desse trabalho, a partir das discussões e colocações dos profissionais, foram elaborados Organogramas, por municípios, que irão subsidiar a prática pedagógica no chão da escola, empoderando os Especialistas em Educação Básica, que poderão, ainda, adaptá-los e complementá-los conforme a realidade e o contexto de cada instituição. Para visualizar o Organograma – Eixo de atuação do EEB, clique aqui.

Além disso, investir na formação é um diferencial para todos os profissionais da educação. Sendo o Especialista em Educação Básica a pessoa responsável por promover a formação dos professores nas reuniões de módulo, a busca por novos conceitos, novas dimensões para o trabalho, o estabelecimento de uma rede com outros Especialistas, o envolvimento dos professores na busca por uma educação com mais qualidade, tornam-se fundamentais para o êxito do seu trabalho.

Antes dessa discussão, a Assessora Pedagógica, Jânua, promoveu uma excelente reflexão acerca do uso do tempo, da importância de se priorizar para atender o que é necessário ao longo do dia, de como equilibrar de maneira saudável o tempo de dispendemos para outras atividades, deixando, muitas vezes, o que é essencial de lado.

Sobre o Programa de Convivência Democrática e outros projetos da SEE, foram enfatizados o comprometimento de todos da comunidade escolar nas discussões e decisões necessárias para os diagnósticos, elaboração de propostas e demais ações para o desenvolvimento dos programas nas escolas. Para tanto, a participação estudantil deve ser motivada e a implementação de uma gestão democrática devem ser os eixos de todas as ações da escola.

De modo geral, os encontros foram considerados proveitosos e importantes, pelos profissionais das escolas e bastante exitosos por parte desta Superintendência.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br