Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, registrou a maior variação positiva do Ideb em Minas

Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, registrou a maior variação positiva do Ideb em Minas
 

"Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa terça-feira (15/09), mostram a melhora dos resultados de Minas Gerais. A rede pública estadual subiu de 4.4, registrado em 2017, para 4.6, em 2019, a nota no índice de qualidade nos anos finais do ensino fundamental. Um crescimento de dois décimos. Nesta etapa da educação básica, a rede pública mineira ocupava a 13ª posição entre os estados da federação. Agora está na 9ª posição.

Na rede estadual, as escolas que se destacaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental mostraram que engajamento no ensino dos alunos, a formação constante dos professores, além da boa parceria entre família e as unidades de ensino são ingredientes para o bom desempenho.

A Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do Estado, a dedicação ao aprendizado dos alunos trouxe a maior variação positiva do Ideb em Minas. A unidade de ensino, que tem cerca de 720 alunos, teve melhora de quase 72,4% na nota do índice, comparado a nota verificada em 2017, que foi de 2,9, e a alcançada na avaliação aplicada em 2019, de 5,0.

De acordo com a diretora, Rita Castro, a necessidade de se reinventar e oferecer aos alunos as disciplinas de maneira mais atraente estão contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais. “Nós sempre temos projetos com os alunos. Além disso, tivemos bom desempenho de professores e alunos nas aulas de reforço e, também, fazendo a busca ativa com aqueles estudantes que estavam mais desanimados”, conta.

Em todo estado, a ação de busca ativa trouxe de volta para as salas de aula cerca de 15 mil estudantes que estavam infrequentes ou em vias de abandonar os estudos e no Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem foram oferecidas, em 2019, cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas em todo o estado para ajudar quem precisava de auxílio em português e matemática.

Segundo Rita, a iniciativa de tirar as dúvidas dos alunos resultou em “aulões” de reforço que tiveram toda dedicação da comunidade escolar. “Temos sempre chamado as famílias para participarem. Sempre temos encontros com os pais. Este é um vínculo importantíssimo para ser feito junto com a escola”, destaca."

Texto: Site da SEE/MG  

 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br