Por: Pabline Clara Machado
Na semana entre os dias 20 e 25 de novembro de 2017 a comunidade da E.E. Padre Vidigal viveu intensamente a Semana de Educação para Vida, que coincidiu com a Culminância do projeto de Leitura da Biblioteca Escolar Imaculada Conceição. A semana foi marcada por inúmeras apresentações artísticas e exposições que priorizaram a temática: Diversidade e Consciência Negra.
A literatura e a leitura do mundo a sua volta de forma consciente e reflexiva, foram os marcos trabalhados ao longo do ano letivo pelo projeto “Leitura para Vida”, proposto pela Biblioteca Escolar e professores da escola.
A semana foi marcada pela mostra de resultados das ações do projeto de leitura. Houve a exposição de vários registros literários dos alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A semana contou também com a exposição de releituras de obras do artista plástico Romero Brito feitas pelos alunos do 5° ano e com a exposição guiada à “Galeria da Inclusão” cujos trabalhos expostos foram confeccionados pelos alunos frequentadores da Sala de Recursos.
As apresentações artísticas foram diversificadas e ocorreram diariamente ao longo da mostra. O cronograma das apresentações contou com saraus de poesias (organizados pelos alunos do 2°, 3° e 5° anos), recital de cordel (alunos do 4° ano), danças (alunos do 1°, 2° e 5° anos), peças teatrais (pais e alunos do 2° ano) e leitura de textos autorais.
O encerramento das atividades culminou na manhã de sábado (25/11) com apresentações artísticas para o público externo e interno, realização do I Campeonato de Xadrez da E.E. Padre Vidigal (com expressivo número de inscritos). A culminância também foi marcada pela Palestra sobre Negritude e Consciência Negra da Vice-Rainha Conga “Alaíde”, e teve como ponto alto a apresentação do Grupo Afro Adayê (com participação de alunas do 5° ano) que colocou todo público para dançar ao som das cantigas africanas e do soar de seus tambores.
|
|
|