SRE Nova Era promove Reunião Gerencial por polos com o propósito de reafirmar os papéis dos gestores escolares em suas ações.

A I Reunião Gerencial da SRE Nova Era realizada no mês de março, de 07 a 23/03/2017, com os inspetores Escolares, Diretores e Vice-diretores escolares, a Diretora da SRE, as Diretoras de Diretorias, as Supervisores e Coordenadores das Divisões  formando a equipe da SRE Nova Era, teve uma metodologia intercalada entre a teoria e a prática, abordando uma reflexão qualitativa da proposta atual de gerenciamento x proposta ideal para resultados imediatos e a longo prazo na Escola.

Diretora da SRE Nova Era, polo Nova EraDiretora da SRE Nova Era, polo Nova Era

Foi um momento que permitiu aos gestores o exercício de pensar a escola como uma instituição que precisa melhorar os seus resultados. Para este fim, foi pensada uma agenda ousada que teve como ponto central a discussão acerca da gestão e documentação dos processos que são desenvolvidos na escola a partir da liderança dos gestores. Assim, fundamentou o encontro para efetivar uma gestão de diálogos. Outro ponto alto do encontro, foi o diálogo em torno da necessidade de potencializar os servidores que desempenham os processos nas escolas. Acreditamos que, se bem preparados e apropriados do “como fazer”, os resultados serão positivos. Criar condições de melhorar a qualidade dos serviços prestados com otimização de tempo e espaço é uma tarefa importante e de competência do gestor.

Para que ocorresse o encontro, foi importante e necessária uma análise da forma como as demandas estavam sendo gerenciadas, somente assim seria possível propor mudanças para melhorar a organização dos trabalhos.

“Um ponto que se na atualidade é a importância do PAPEL DO GESTOR, pois sua atuação é determinante na condução do processo escolar. Para mudar a escola é preciso mudar a sua organização e o modo como é pensada e gerida, portanto é necessário que haja uma melhor divisão das tarefas”. Alarcão (2001)

No cenário em que atuamos, o objetivo central do encontro gerencial foi o de alinhamento das ações para fortalecimento da teoria, com visão na prática, de maneira que elas possam se unificar e promover resultados efetivos para a aprendizagem dos alunos.

Pudemos perceber que os encontros foram participativos, envolventes e dialogados e acreditamos na força do trabalho das equipes que se encontram nas escolas. TODOS SOMOS GESTORES DE NOSSOS PROCESSOS.

A II Reunião Gerencial está prevista para acontecer nos dias 30 e 31 de maio/2017 com todos os gestores na SRE Nova Era, dando continuidade às discussões e ao compartilhamento de ideias e práticas significativas. Em breve daremos mais informações sobre a agenda.
Supervisora da Divisão de Atendimento Escolar  e Assessora da DIRE/SRE Nova Era, polo Nova EraSupervisora da Divisão de Atendimento Escolar e Assessora da DIRE/SRE Nova Era, polo Nova Era
Diretora da Diretoria de Pessoal da SRE Nova Era, polo FerrosDiretora da Diretoria de Pessoal da SRE Nova Era, polo Ferros

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br