As inscrições para o Enem 2017 serão recebidas entre os dias 08 e 19 de maio. As provas serão aplicadas em dois domingos, 05 e 12 de novembro. A decisão foi tomada para não prejudicar os sabatistas, que precisavam aguardar até o pôr do sol em uma sala fechada para então começarem a fazer as provas.

Confira: Nova portaria que regulamenta o Enem.

No documento, constam algumas mudanças anunciadas anteriormente pelo MEC, como a exclusão da utilização do Enem como certificação de conclusão do Ensino Médio, além das regras para a concessão de isenção de taxa.

A isenção do pagamento da taxa de R$ 82,00 para os concluintes do Ensino Médio de escolas públicas continua. A isenção também será concedida para estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e beneficiados pela Lei no 12.799, de 10 de abril de 2013.A partir do Enem 2017 a isenção para estudantes de baixa renda não será mais por autodeclaração. O sistema de inscrição será integrado ao CadÚnico e a isenção será concedida automaticamente quando o estudante informar o seu Número de Identificação Social (NIS).

Para realizar as inscrições os candidatos precisam ter em mãos o RG e o CPF, vale lembrar que os menores de idade também precisam ter esses dois documentos.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da SEDESE, firmou uma parceria e enviaram uma carta de solicitação de urgência em documentos aos diretores de sua escola.

Se você não tem esses documentos, peça essa carta de urgência ao seu diretor e procure u posto UAI da sua cidade. Eles emitirão o documento sem nenhum custo e em até cinco dias para você.

O ENEM não certificará mais Ensino Médio, em substituição, voltará a ser aplicado o Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e Adultos (Encceja), com previsão de publicação do edital no final do mês de junho e aplicação em setembro. Fiquem atentos! 

O resultado do Enem 2017 será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Caso haja algum problema na hora de inscrição, os candidatos podem acionar o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília. 

Clique aqui e veja  a CARTA ORIENTADORA PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br