Acreditando na união entre teoria e prática e no poder da escola de mudança da mentalidade social e de desconstrução de preceitos, a professora de Sociologia Camila Soares promoveu a feira "Gêneros, sexualidades e identidades: a desnaturalização no ambiente escolar", que aconteceu na Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, em João Monlevade.

Com base na feira, o aluno Mauro César de Castro do 3° ano do ensino médio escreveu um artigo, sob orientação e coautoria da professora, intitulado “Gêneros, sexualidades e identidades: perspectivas estudantis” e foi aprovado para ser apresentado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no 6° ENSOC - Encontro de Sociologia promovido pelo Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LABES) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS - da UFRJ.

O trabalho surgiu através de uma conversa que Mauro teve com sua professora Camila, pois eles queriam ir ao 6° ENSOC levando algum trabalho. O tema escolhido os interessava muito, tendo em vista a ascensão, nos últimos anos, de um pensamento e uma prática autoritária e antidemocrática que aparta a escola da sociedade e de suas mazelas, refutando o papel da escola que defendemos - o de que, segundo Paulo Freire, a "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo".

“Foi tudo muito bem pesquisado e estudado, as teorias sociológicas, políticas e filosóficas e as implicações práticas na vida da população, onde despertou ainda mais meu interesse e com o total apoio da professora Camila e, em nome de toda comunidade escolar, do diretor Wagner, tudo foi sendo construído com muita dedicação e coletividade, com es alunes do terceiro ano. Fiquei muito feliz e satisfeito com a aprovação do trabalho e mais feliz ainda por ter sido logo para esse encontro de grande porte, sendo na Faculdade de Educação da UFRJ. De início, ainda é um trabalho simples, mas que espero poder ampliá-lo ainda mais, não só a parte teórica, mas também a prática, a feira, instituindo-a no Luiz Prisco e, quiçá, em outras escolas da região”, afirma o aluno Mauro César.

“Para mim, como professora, antes de tudo, é emocionante orientar, auxiliar e ver um aluno conquistar um espaço de publicação em um evento tão grandioso. Sei o quanto ele está feliz e entusiasmado. Essa é a nossa missão como docente: preparar o aluno para o mundo, alcançando, com isso, ares que muitas vezes ele nem espera, devemos recrutar ao máximo o potencial do estudante e ao alcançá-lo, assistirmos ao espetáculo de seu sucesso. Sendo estimulados, eles irão crescer e amadurecer no ambiente das pesquisas científicas, da área acadêmica e, claro, da vida do povo, entendendo a realidade brasileira", afirma a professora orientadora e coautora Camila Soares.

Ter um trabalho aprovado para ser apresentado em uma universidade que é referência nacional mostra a capacidade e a potência das nossas escolas, dos alunos e dos professores, enfim, da comunidade escolar de alcançar, com seus trabalhos, importantes espaços que valorizam as atividades acadêmicas das escolas e estimula os alunos, de acordo com seus pensamentos,  reflexões,  singularidades e diversidade, serem quem eles querem ser.

 

Professora Camila Soares e aluno Mauro César durante a Feira de Sociologia na E.E. Luiz Prisco de Braga
Professora Camila Soares e aluno Mauro César durante a Feira de Sociologia na E.E. Luiz Prisco de Braga. Foto: Acervo da Escola

 

 Por Wagner Ribeiro e Mauro César

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br